terça-feira, 24 de julho de 2012

OS ESPÍRITOS INFLUENCIAM NOSSAS VIDAS?



Fábio José Lourenço Bezerra

Na pergunta Nº 459 de “O Livro dos Espíritos”, temos:“Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?”
Resposta: “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem”
Vemos, pela resposta acima, o quanto o mundo espiritual influi em nosso mundo material.
Conforme mencionamos em nosso texto anterior O Que São Médiuns?, neste blog, todos nós, sem exceção, somos médiuns inspirados, isto é, somos suscetíveis de captar os pensamentos dos Espíritos desencarnados. Esta conexão é feita através da irradiação dos nossos corpos espirituais, quando nós e os Espíritos desencarnados que nos cercam, entramos em sintonia (Ver o texto O Mundo Espiritual – Parte 2, neste blog).  
Os Espíritos estão, muitas vezes, nos sugerindo pensamentos que tomamos como nossos, nos impulsionando para caminhos diversos.
Os bons, com o propósito de nos encaminhar para o bem, muitas vezes, também para nos proteger, quando nos fazem desviar de perigos que sequer suspeitamos, e para nos auxiliar, quando pedimos sua assistência nas aflições da vida, nos estimulando a coragem e a paciência, e até nos apontando saídas para os nossos problemas, quando isso não vai prejudicar ninguém e nem nos desviar das lições pelas quais devemos passar.
Os maus e viciosos, no intuito de nos manter no atraso em que eles próprios estão, estimulam-nos a praticar o mal e, muitas vezes, nos direcionam e acompanham, com grande satisfação, na prática de vícios diversos, como os das bebidas alcoólicas, das drogas, nos excessos da alimentação e do sexo promíscuo, etc. Como não possuem corpos materiais, ao nos acompanhar nessas práticas, desfrutam parcialmente de tudo isso ao conectar-se conosco, o que os leva a nos estimular para elas mais e mais. Nós os atraímos com os nossos pensamentos, quando sintonizamos nossas mentes em seu nível vibratório grosseiro, quando nos afinamos com suas más inclinações.
Em outros casos, Espíritos que guardam grande rancor, ou até mesmo ódio por nós, por acontecimentos desta ou de vidas anteriores, procuram nossa ruína inspirando-nos pensamentos que nos levarão ao mau caminho. Podem, assim, trazer-nos prejuízos de diversos tipos, como de saúde, financeiros, etc.
Ocorre também os casos nos quais Espíritos, mesmo nos tendo afeição, ligam-se a nós e, sem o saberem, também podem causar-nos prejuízos, por ignorância. É, por exemplo, o caso de uma mãe que, tendo desencarnado e deixado um filho pequeno, liga-se a ele numa atitude de apego exagerado, passando-lhe seus maus fluidos, que o fazem adoecer.
A ação persistente de um Espírito sobre o pensamento de outro, causando-lhe prejuízo, chama-se Obsessão.
Nas casas espíritas, é oferecido tratamento para os casos que citamos acima. Este tratamento chama-se Desobsessão. Um médium incorpora o Espírito obsessor (Ver o texto O Que São Médiuns?, neste blog), possibilitando que um doutrinador encarnado converse com ele. Este doutrinador esclarece-o acerca das consequências da má ação que está a praticar, e aconselha-o a seguir o melhor caminho, o do bem, para que ele próprio, o obsessor, vá de encontro à verdadeira felicidade. Diz também que ele pode contar com o auxílio dos bons espíritos para sua reabilitação. Faz, assim, com que ele desista da ação obsessiva, trazendo grande alívio à sua vítima. Esta também é aconselhada a mudar sua atitude íntima, para ter pensamentos elevados e praticar o bem, combatendo suas más inclinações. Dessa forma, reduzirá, cada vez mais, as possibilidades de sofrer com novas obsessões.
No mundo espiritual, os mais evoluídos têm poder sobre os que estão abaixo na escala evolutiva. Dessa forma, os bons têm poder sobre os maus. Contudo, eles permitem, muitas vezes, que os maus nos assediem. Eis por que:
Na pergunta Nº 466, temos:
“Por que permite Deus que Espíritos nos excitem ao mal?”
Resposta: “Os Espíritos imperfeitos são instrumentos próprios a pôr em prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Como Espírito que és, tens que progredir na ciência do infinito. Daí o passares pelas provas do mal, para chegares ao bem. A nossa missão consiste em te colocarmos no bom caminho. Desde que sobre ti atuam influências más, é que as atrais, desejando o mal; porquanto os Espíritos inferiores correm a te auxiliar no mal logo que desejares praticá-lo. Só quando queiras o mal, podem eles ajudar-te para a prática do mal. Se fores propenso ao assassínio, terás em torno de ti uma nuvem de Espíritos a te alimentarem no íntimo esse pendor. Mas, outros também te cercarão, esforçando-se por te influenciarem para o bem, o que restabelece o equilíbrio da balança e te deixa senhor dos teus atos”    
 Dessa forma, os maus Espíritos, mesmo sem o saberem, aceleram nossa evolução, ao fazer-nos pôr à mostra, para nós mesmos, nossas imperfeições, dando-nos, assim, o auto-conhecimento. Muitas vezes nos surpreendemos com aquilo de que somos capazes. Más tendências que estavam adormecidas em nossa alma, e que só esperavam a oportunidade e o estímulo certo para vir à tona. Cabe-nos, contudo, o combate a essas más tendências, seguindo os aconselhamentos dos bons Espíritos, ou caindo no erro e sofrendo as suas consequências (Ver os textos Os Sofrimentos e Por Que Devemos Fazer o Bem?, neste blog).
Na pergunta Nº 469, temos: “Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?”
Resposta: “praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: “Senhor! Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”  
Bons Espíritos, ao longo da história, encarnaram na Terra com a missão de fazer progredir a humanidade em seu aspecto moral, seja com seus exemplos, seja com os seus ensinamentos, conforme a época e cultura do lugar. Como exemplos, temos Jesus, Krishna, Buda, Confúcio, São Francisco de Assis, Mahatma Gandhi e Chico Xavier, entre muitos outros.             
Grandes gênios, Espíritos muito evoluídos intelectualmente, encarnam de tempos em tempos na Terra, para fazer a humanidade progredir em ciência. São exemplos Galileu, Isaac Newton, Louis Pasteur, Albert Einstein e muitos outros.
Porém não só encarnados os Espíritos atuam, fazendo progredir a humanidade. De tempos em tempos, eles, mesmo do outro lado, inspiram os homens em suas descobertas, de forma secreta, lançando brilhantes idéias para que os homens as desenvolvam. Isso quando estas idéias não foram assimiladas pelos seus descobridores em estudos quando estavam desencarnados, ou parcialmente desprendidos do corpo físico, durante o sono (ver o exemplo do famoso químico Kekulé, que descobriu a estrutura do benzeno durante um sonho). Isto explica por que, muitas vezes, grandes descobertas da ciência surgiram ao mesmo tempo e de forma independente em diferentes lugares, através de diversos cientistas, que sequer se conheciam.
Vemos assim, diante do que foi exposto, a grande influência do mundo espiritual em nossas vidas, embora, em geral, não nos apercebamos disto.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1 KARDEC, Allan. O livro dos médiuns: ou guia dos médiuns e evocadores: espiritismo experimental. Rio de Janeiro: FEB, [1997].

2 ______________O livro dos espíritos: princípios da doutrina espírita. 76. ed. Rio de Janeiro: FEB, [1995].


3 XAVIER, Francisco Cândido; LUIZ, André (Espírito). Os Mensageiros. 19 ed. Rio de Janeiro: FEB, [1985].

Nenhum comentário:

Postar um comentário