quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OS ESPÍRITOS SE COMUNICAM POR APARELHOS ELETRÔNICOS? PARTE 2


Friedrich Jurgenson: O primeiro a registrar vozes de Espíritos em gravador

Fábio José Lourenço Bezerra

                Dando continuidade ao nosso texto anteriorOs Espíritos se Comunicam por Aparelhos Eletrônicos?, neste blog, vamos tratar agora do conteúdo das mensagens trazidas pelos Espíritos via aparelhos eletrônicos. Será que elas se harmonizam com os princípios espíritas?
                Transcrevemos abaixo, parte do livro “Espiritismo e Transcomunicação”, de Djalma Argollo, no Capítulo IX, parte 4, intitulada “O Conteúdo das mensagens Espirituais via TCI”:
                “Em primeiro lugar, a descrição que os Espíritos fazem pela TCI, sobre o mundo Espiritual é muito semelhante às de nosso conhecimento: o mundo espiritual é formado de vários níveis vibratórios. Normalmente os Espíritos Europeus utilizam a nomenclatura criada por Frederico Myers (Espírito), através da médium Geraldine Cummins. No primeiro nível, ficam os Espíritos inferiores, maus, pervertidos, e os que se encontram em estado comatoso. Jurgenson descreve a existência de cavernas aí, para onde resvalam os Espíritos criminosos. O segundo nível é onde permanecem os Espíritos que superaram a passagem pelo ‘Umbral’, mas que ainda estão muito materializados, necessitando perder as energias físicas que lhes empapam o perispírito. No terceiro nível se encontram os conscientes de sua situação espirirtual, e que na Terra tiveram uma conduta ética elevada.
                As imagens do além apresentam rios, florestas, montanhas, flora e fauna.
                Os Espíritos que se comunicam pela TCI são reencarnacionistas, explanando a Lei de Causa e Efeito sob a denominação sânscrita Karma. Isto é digno de nota, porque se diferencia da postura dos Espíritos Anglo-Saxões - se bem que estes mudaram muito -, que se comunicando pela mediunidade clássica dizem não saber se há reencarnação, quando não a negam frontalmente.
                Proclamam a existência de vida em outros planetas e de planetas espirituais, descrevendo, ou mostrando pela televisão, o local onde vivem, e onde afirma viver, também, entidades de outros sistemas planetários. Expõem a existência de mundos paralelos e a possibilidade de pessoas da Terra serem transportadas para esses mundos, principalmente pelo manejo indevido de equipamentos de TCI (!?). Explicam que os Espíritos continuam a exercer atividades muito semelhantes às que tinham enquanto encarnados.
             Todas as comunicações falam da necessidade da evolução moral durante a vida terrena, fugindo do cultivo das sensações físicas com muita intensidade, porque causa dificuldade de adaptação no mundo espiritual, requerendo nova encarnação em período muito breve.
               O Espírito ao desencarnar, dizem, passa por um período de sono, durante o qual rejuvenesce, adquirindo o aspecto que tinha dos 20 aos 30 anos. O mesmo ocorreria com os mamíferos mais evoluídos, como o cão, o cavalo e o gato.
              Sobre religião, demonstram um pensamento universalista. As religiões são positivas, quando não incentivam o fanatismo e o imobilismo espiritual. Deus, ensinam, não é um ser individualizado, mas uma força criadora e mantenedora de tudo o que existe.
             Como vemos, fora alguns ínfimos detalhes, a TCI vem corroborar tudo o que a Doutrina Espírita ensina sobre o mundo espiritual, e a situação dos Espíritos após a crise da morte. No campo moral não existem divergências." (Ver os textos O Mundo Espiritual e Os Princípios Básicos do Espiritismo, neste blog).
              Abaixo colocamos o vídeo de excelente palestra do escritor, palestrante espírita e parapsicólogo Clóvis Nunes, especialista em Transcomunicação Instrumental, falando sobre o assunto. Vale muito a pena assistir:

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
ARGOLLO, Djalma Motta. Espiritismo e Transcomunicação. 2.ed. São Paulo: Mnêmio Túlio [1994].
ENDEREÇO ELETRÔNICO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário