quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MILAGRES EXISTEM?


Fonte da imagem: http://sendaluz.no.sapo.pt/CURASeCirurgias.htm

Fábio José Lourenço Bezerra

Façamos um exercício de imaginação e visualizemos, por um instante, o dia-a-dia de uma pessoa na época do império romano, há uns dois mil anos atrás: O fogo era utilizado para iluminar a escuridão, seja com lamparinas de óleo, seja com tochas; as viagens eram feitas a pé ou, no máximo, em cima de cavalos ou em veículos puxados por estes; o envio de correspondências era realizado através de mensageiros; A medicina era realizada por métodos altamente incertos e precários, quase uma adivinhação, etc..
Imaginemos agora que essa pessoa foi subitamente transportada para nossa época. Com certeza, ela iria achar que estava louca, pois observaria, com inimaginável espanto, que veículos, transportando dezenas de pessoas, cruzam os céus de um continente a outro; que é possível duas pessoas, simultaneamente, se falarem e se verem através de um computador que cabe na mão, mesmo ambas estando em lados opostos do mundo; veria que existem equipamentos que podem visualizar o funcionamento de áreas específicas do cérebro em tempo real; aliás, nem precisaríamos dos exemplos acima, bastando imaginar esse hipotético personagem segurando uma lanterna acesa. Tudo isso, que para nós já é algo comum, que se já não temos, vemos outros terem, sejam nossos conhecidos ou pela televisão, para nosso personagem seriam algo muito além do que sua imaginação poderia conceber em sua época. No máximo, acharia que o mundo estava tomado por grandes poderes mágicos, capazes de realizar coisas incríveis. Muito provavelmente, atribuiria tudo ao sobrenatural, pois ele, por mais inteligente e sábio que fosse para seu tempo, não teria condições de explicar, por meios naturais, tudo aquilo.
Desde a época do nosso personagem para cá, o homem observou cada vez mais profundamente a natureza. Identificou padrões, ao ver que poderia prever a ocorrência de determinados fenômenos, através de determinadas condições, seja um objeto lançado de uma grande altura, ou a mistura de diferentes substâncias. Assim, viu que a natureza possui leis, desenvolvendo ciências como a física, a química e a biologia. A partir do conhecimento gerado pelas ciências, desenvolveu a tecnologia, que, juntamente com as ciências,  aprimora-se a cada dia.
Contudo, o homem ainda está muito longe de ler todo o livro da natureza (Ver o texto Por Que Ser Espírita ?, neste blog, e os artigos do site Inovação Tecnológica  intitulados:


Experimento promete mudar concepção filosófica da realidade, no link:

 Nova medição mostra próton cada vez menor e desafia física, no link: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=medicao-proton-cada-vez-menor-desafia-fisica&id=010130130128 ; além de outros artigos muitíssimos interessantes desse site).

            O Espiritismo, através do estudo de fenômenos que não podem ser explicados pelas leis naturais até o momento descobertas pela ciência “oficial” (Ver os textos O Início do Espiritismo Parte 2 – A Codificação e “Ilustres Cientistas Confirmaram: A Alma Sobrevive à Morte”, neste blog), descobriu todo um Universo de matéria sutil que nos circunda, imperceptível aos nossos cinco sentidos e aos nossos atuais instrumentos de observação, muito mais complexo e amplo que o nosso, chamado Mundo Espiritual. É para lá que nossa consciência, ou Espírito, vai após a morte do corpo físico (ver o texto O Mundo Espiritual, neste blog).

A concepção tradicional de milagre é aquela que considera que Deus, em alguns momentos, viola as leis naturais por Ele próprio estabelecidas, ocasionando fenômenos extraordinários, como curas, salvamento de alguém que está em situação de morte certa, etc., para demonstrar Sua existência e favorecer a quem tem fé Nele.
O Espiritismo vem nos trazer uma outra concepção de milagre, tirando-o da condição de fato sobrenatural e colocando-o na ordem dos fatos naturais, porém de ocorrência pouco comum.
Partindo do fato de que Deus é Todo-Poderoso, podemos inferir que Ele não precisaria estar violando suas próprias leis para mostrar-se a suas criaturas e executar seus desígnios, pois, tudo podendo, cria leis perfeitas, mostrando-se através da perfeição dessas leis. Por exemplo, quando vemos um equipamento muitíssimo avançado, como um computador de última geração, logo podemos deduzir que quem o idealizou possui grande inteligência, proporcional à complexidade e organização requerida para a elaboração daquela máquina.
Os Espíritos Superiores vieram nos trazer novos conhecimentos, como sobre a matéria espiritual, que pode ser manipulada pelo pensamento, como os homens manipulam as substâncias do mundo material com as mãos e os instrumentos. Combinando matéria e energia do mundo espiritual com a matéria física emanada do médium e do meio ambiente (Ver o texto O Que São Médiuns?, neste blog), respeitadas determinadas condições, os Espíritos podem produzir os mais diversos fenômenos, como curas, levitação de objetos, etc.. Isso sem falar na influência oculta que os Espíritos podem ter sobre o pensamento das pessoas (Ver o texto Os Espíritos Influenciam Nossas Vidas?, neste blog), inspirando-lhes pensamentos, que elas atribuem a si próprias, podendo conduzi-las a determinadas ações. Um Espírito pode sugerir a alguém que vá a determinado local onde uma pessoa está sozinha e precisando ser socorrida, por exemplo. Contudo, estes fenômenos nada tem de sobrenaturais, apenas as leis que os governam ainda são desconhecidas da maioria das pessoas, e provocados por seres, forças e substâncias invisíveis (exceto em alguns casos, quando se mostram visíveis e até possíveis de se tocar e pesar). Assim, o Espiritismo vem explicar acontecimentos até então tidos como derrogação das leis naturais.
As curas realizadas por Jesus, além de outros fenômenos impressionantes realizados por ele, explicam-se devido à sua grande elevação espiritual, além de ter sido auxiliado por vários outros Bons Espíritos durante sua missão na Terra.
Os ditos milagres nada mais são do que a atuação dos Espíritos que, mediante a permissão de Deus, e conforme a utilidade e conveniência para a programação evolutiva de determinada pessoa, pode curá-la, salvá-la do perigo ou outro fenômeno estranho qualquer, como a sua levitação, por exemplo, sem que ela jamais suspeite. Assim, ela atribui, muitas vezes, o fato a um milagre, conforme a crença que professe.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita. 76. ed. Rio de Janeiro: FEB, [1995].

2 _____________. O Livro dos Médiuns: ou guia dos médiuns e evocadores: espiritismo experimental Rio de Janeiro: FEB, [1997].

3_____________.A Gênese: Os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Editora FEB, 1988;



Nenhum comentário:

Postar um comentário