sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AS EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE CONFIRMAM O ESPIRITISMO?


Fábio José Lourenço Bezerra

As Experiências de Quase-Morte vêm ocorrendo em todas as épocas e lugares do mundo. Embora tenham ocorrido com pessoas das mais diferentes crenças, culturas e idades, inclusive  crianças de muito pouca idade e cegos de nascença, mostram-se notavelmente semelhantes (Ver o texto Seria a Experiência de Quase-Morte Uma Ilusão Baseada na  Religião e na Cultura de Quem a Experimenta?, neste blog). Nesse texto, colocamos um artigo do site Horizon Research, onde lemos o seguinte:

            “Historicamente, eventos muito semelhantes às EQM foram descritos por bolivianos, argentinos e índios norte-americanos e também em textos budistas, textos islâmicos e contos da China, Sibéria e na Finlândia.”
            “Em tempos mais modernos, o fenômeno EQM tem sido descrito em muitas regiões do mundo, incluindo Índia, China, América do Sul e Oriente Médio.”

            Conforme já mencionado no texto “As Experiências de Quase-Morte, neste blog, o Dr Raymond Moody Jr., que estudou dezenas de casos ocorridos nos Estados Unidos, resumiu da seguinte forma, em seu livro Vida Depois da Vida, esse fenômeno:

 “Um homem está morrendo e, quando chega ao ponto de maior aflição física, ouve seu médico declará-lo morto. Começa a ouvir um ruído desagradável, um zumbido alto ou toque de campainhas, e ao mesmo tempo se sente movendo muito rapidamente através de um túnel longo e escuro. Depois disso, repentinamente se encontra fora do seu corpo físico, mas ainda na vizinhança imediata do ambiente físico, e vê seu próprio corpo a distância, como se fosse um espectador. Assiste às tentativas de ressurreição desse ponto de vista inusitado em um estado de perturbação emocional.
Depois de algum tempo, acalma-se e vai se acostumando à sua estranha condição. Observa que ainda tem um “corpo”, mas um corpo de natureza muito diferente e com capacidades muito diferentes das do corpo físico que deixou para trás. Logo outras coisas começam a acontecer. Outros vêm ao seu encontro e o ajudam. Vê de relance os espíritos de parentes e amigos que já morreram e aparece diante dele um caloroso espírito de uma espécie que nunca encontrou antes – um espírito de luz. Este ser pede-lhe, sem usar palavras, que reexamine sua vida, e o ajuda mostrando uma recapitulação panorâmica e instantânea dos principais acontecimentos de sua vida. Em algum ponto encontra-se chegando perto de uma espécie de barreira ou fronteira, representando aparentemente o limite entre a vida terrena e a vida seguinte. No entanto, descobre que precisa voltar para a Terra, que o momento da sua morte ainda não chegou. A essa altura oferece resistência, pois está agora tomado pelas suas experiências no após-vida e não quer voltar. Está agora inundado de sentimentos de alegria, amor e paz. Apesar dessa atitude, porém, de algum modo se reúne ao seu corpo físico e vive.
            Mais tarde tenta contar o acontecido a outras pessoas, mas tem dificuldade em fazê-lo. Em primeiro lugar, não consegue encontrar palavras humanas adequadas para descrever esses episódios não-terrenos. Descobre também que os outros caçoam dele, e então deixa de dizer essas coisas. Ainda assim, a experiência afeta profundamente sua vida, especialmente suas opiniões sobre a morte e as relações dela com a vida”.

            Embora nem todos os casos apresentem todas as características acima, apresentam, pelo menos, a maioria ou algumas delas.

            É claríssima a confirmação de muito do que nos ensina o Espiritismo. Ele nos diz que o ser humano é formado por Espírito, sede do pensamento; Corpo Espiritual ou Perispírito, composto de matéria sutil do mundo espiritual e intermediário entre o Espírito e o corpo físico, e finalmente o Corpo Físico, que permite ao Espírito interagir com nosso mundo, o mundo material. Durante o sono ou enfraquecimento do organismo, os laços que prendem o Espírito ao corpo físico se afrouxam, permitindo a emancipação do Espírito, ou seja, ele consegue deixar o corpo físico e se distanciar dele com seu corpo espiritual.
            Nas EQMs, o corpo fica em um estado próximo da morte, a atividade cerebral pàra ou torna-se praticamente nula, e em muitos casos o paciente é dado como morto, ou são feitas várias tentativas para ressuscitá-lo.  O Espírito pode permanecer na sala de ressuscitação. Em muitos casos, após tornar à consciência, ele conta o que viu, dando detalhes do ambiente  e  de todos os procedimentos médicos, embora isto fosse “impossível”, já que o paciente estava inconsciente. Nas palavras do Dr.Moody: “...repentinamente se encontra fora do seu corpo físico, mas ainda na vizinhança imediata do ambiente físico, e vê seu próprio corpo a distância, como se fosse um espectador. Assiste às tentativas de ressurreição desse ponto de vista inusitado em um estado de perturbação emocional.
            Depois de algum tempo, acalma-se e vai se acostumando à sua estranha condição. Observa que ainda tem um “corpo”, mas um corpo de natureza muito diferente e com capacidades muito diferentes das do corpo físico que deixou para trás.” (Ver o texto Grandes Exemplos de Experiências de Quase-Morte, neste blog).
            Para o Espiritismo, quando o Espírito encontra-se temporária e parcialmente desligado do seu corpo físico, como durante o sono, pode comunicar-se com Espíritos desencarnados, inclusive parentes seus já falecidos. Porém, muitas vezes não se lembra disso quando de volta ao corpo. Durante as EQMs, como escreveu o Dr.Moody: “Vê de relance os espíritos de parentes e amigos que já morreram e aparece diante dele um caloroso espírito de uma espécie que nunca encontrou antes – um espírito de luz.”
            O Espiritismo também nos ensina que estamos no mundo material, habitando um corpo físico, para passar por experiências visando nosso aprendizado intelecto-moral, rumo à perfeição espiritual. Nos auxiliando nesse processo, somos tutelados por Espíritos mais evoluídos que nós, que nos orientam enquanto estamos no mundo espiritual, ou nos inspirando bons pensamentos, enquanto estamos encarnados. O Dr.Moody nos diz: “Este ser (O espírito de luz, mencionado no parágrafo acima) pede-lhe, sem usar palavras, que reexamine sua vida, e o ajuda mostrando uma recapitulação panorâmica e instantânea dos principais acontecimentos de sua vida.”
            O Espiritismo nos desvendou um mundo invisível em torno de nós, composto de matéria sutil, passível de ser moldada e combinada pelo pensamento. A revelação obtida com as comunicações de muitos Espíritos, através de vários médiuns, desde tempos muito remotos até a atualidade, inclusive de Chico Xavier, nos deu a conhecer a existência de muitas cidades espirituais. Ambientes intermediários parecidos com o mundo material para Espíritos ainda apegados à matéria (ver o texto O Mundo Espiritual, neste blog).
            O mundo espiritual foi visualizado em muitos casos. Inclusive cidades espirituais. O relato abaixo consta no livro “Vida Depois da Vida”, do Dr. Raymond Moody Jr. :
 “Sofri um ataque cardíaco e me encontrei em um vácuo negro, e aí soube que tinha deixado para trás o meu corpo físico. Sabia que estava morrendo e pensei: ‘Ó Deus, fiz o melhor que eu pude fazer na ocasião. Por favor me ajude’. Imediatamente, fui sendo movido para fora daquela treva, através de um cinzento pálido, e fui indo, flutuando e movendo rapidamente, e bem em frente, ao longe, via uma névoa cinza, e eu estava indo aceleradamente para lá. Não estava chegando tão rápido quanto queria, e, à medida que ia me aproximando, dava para ver através dela. Além da névoa, podia ver bem as pessoas, e as suas formas eram as mesmas que tinham tido na Terra, e dava para ver também coisas que pareciam construções (grifo nosso). Toda a cena estava permeada da mais encantadora luz ---- uma luz vívida, de brilho amarelo-ouro, de cor pálida, e não como o dourado berrante que conhecemos na Terra. Quando eu me aproximei mais, tive certeza de que ia passar através da névoa. Era uma sensação tão alegre e maravilhosa que não há palavras que a possam descrever. No entanto, ainda não tinha chegado a minha vez de ultrapassar a névoa, e isso porque vindo do outro lado instantaneamente apareceu na minha frente meu tio Carl, que tinha morrido muitos anos antes (grifo nosso). Ele bloqueou minha passagem dizendo: ‘ Volte. Seu trabalho na Terra ainda não acabou. Agora volte’. Eu não queria voltar, mas não tinha escolha, e imediatamente estava de volta ao meu corpo. Senti aquela dor horrível no peito e ouvi meu filhinho chorando: ’Deus, traga a minha mãe de volta’.”
            Retiro o relato seguinte de outro livro do Dr.Moody, de título “Reflexões Sobre Vida Depois da Vida":
“Havia uma espécie de vibração. Uma vibração que me cercava, envolvendo-me o corpo. Era como se o corpo vibrasse e não pude identificar a origem da vibração. Mas, quando o corpo vibrava, eu me separava dele. Então, podia vê-lo de fora... fiquei por perto durante algum tempo, observando os médicos e enfermeiras trabalharem no meu corpo, e tentando imaginar qual seria o resultado... fiquei à cabeceira da cama, olhando para eles e para meu corpo. A certa altura, uma enfermeira estendeu a mão para a parede atrás da cama, a fim de pegar a máscara de oxigênio que ali estava, e, ao fazê-lo, passou o braço através de meu pescoço...
 “ Em  seguida, flutuei, atravessando um túnel escuro... Penetrei no túnel negro e emergi numa luz brilhante... Um pouco mais tarde, eu estava com meus avós, meu pai e meu irmão, que já tinham morrido (grifo nosso)... A luz mais linda e brilhante nos inundava. E o lugar era lindo. Havia cores - cores vivas - não como as daqui da Terra, mas simplesmente indescritíveis. E pessoas – pessoas felizes... Pessoas por todos os lados, algumas reunidas em grupos. Algumas estavam aprendendo...
“À distância... pude avistar uma cidade. Prédios... prédios separados uns dos outros. Eram polidos, brilhantes. As pessoas eram felizes ali. Água límpida, que refletia a luz, repuxos... creio que o melhor meio de descrever seria dizer ‘uma cidade de luz’(grifo nosso)... Esplendorosa. Tudo brilhava, uma maravilha... Mas se eu entrasse nela, creio que jamais teria voltado... Disseram-me que, se eu entrasse ali, não poderia regressar... que a opção era exclusivamente minha” (Ver os textos Grandes Exemplos de Experiências de Quase-MorteeNeurocirurgião Cético, Professor de Havard, tem uma Experiência de Quase-Morte, e Passa a Acreditar na Sobrevivência da Alma, neste blog.
       
            Não há dúvida de que as Experiências de Quase-Morte, juntamente com inúmeros outros fatos (Ver o texto Inúmeros Fatos Confirmaram: O Espiritismo é Real), são meios utilizados pela Espiritualidade Superior para demonstrar a nós, Espíritos encarnados, que nossa alma sobrevive à morte e que estamos destinados à perfeição. Espíritos de muita luz, sob a permissão de Deus, cuidam para que nós marchemos rumo à evolução e, consequentemente, à plena sintonia com o Criador.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro : Editora FEB,1995;

2 MOODY JR., Raymond A. Vida depois da vida. Rio de Janeiro: Nórdica, 1979.172p;

3 ______________________ Reflexões sobre Vida depois da vida. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987. 166 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário