segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VISÕES NO LEITO DE MORTE: MAIS EVIDÊNCIAS DA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA





Fábio José Lourenço Bezerra

            As visões no leito de morte são mais uma dentre as inúmeras categorias de fenômenos que, em conjunto, nos dão uma sólida prova da sobrevivência da alma, devido às suas características notavelmente convergentes, apesar de virem das mais diversas e independentes fontes ao redor do mundo, e em todas as épocas da humanidade. Notável também é a semelhança dos detalhes destes fenômenos com os princípios que nos foram transmitidos pelos Espíritos Superiores, através dos estudos de Allan Kardec, que resultaram no surgimento do Espiritismo. Espíritos merecedores são recebidos em sua passagem para o mundo espiritual, seja por parentes e amigos queridos já falecidos , seja por Espíritos benfeitores que, para oferecer uma transição tranquila para o mundo maior, tomam a forma de seres comuns às crenças daqueles que estão desencarnando, ou estes interpretam a aparição de um bom Espírito como sendo um ser divino de sua religião.
O Dr. Peter Fenwick é Consultor Neuropsiquiatra emérito da Unidade de Epilepsia do Hospital Maudsley, durante vinte anos. No Hospital Broadmoor um Consultor Honorário neurofisiologista clínica, e ele é atualmente apontado como professor titular, no Instituto de Psiquiatria, um Neuropsiquiatra Consultor, no The Radcliffe Infirmary Oxford. Ele foi presidente  da Rede Científica e Médica e atual  Presidente do Comitê de Pesquisa para a Fundação de uma Medicina Integrada.
O Dr. Fenwick, há muito tempo, tem interesse na real função do cérebro, sua relação com a mente e  o problema da consciência. Ele tem um extenso histórico de pesquisas e publicou mais de duas centenas de artigos em revistas médicas e científicas. É amplamente considerado como uma autoridade no assunto das Experiências de Quase Morte e o problema cérebro-mente.
            Abaixo, transcrevemos parte de um texto do Dr Peter Fenwick, sobre as Visões no leito de morte e as Experiências de Quase Morte:

“Visões no leito de morte são, eu acredito, muito comuns e, certamente, elas têm sido relatadas ao longo da história e em todas as diferentes culturas. A esposa de um paciente meu me descreveu o que aconteceu quando o marido estava morrendo de um tumor cerebral:

"Ele estava inconsciente. Quando eu olhei para ele, ele estava olhando fixamente para algo na sua frente. Um sorriso de reconhecimento foi surgindo lentamente em seu rosto, como se ele fosse cumprimentar alguém. Em seguida, ele relaxou e morreu pacificamente.

Neste caso, os detalhes das principais características da experiência. A pessoa que está morrendo aparece para ver e ouvir a visão e, geralmente, responde a ela de uma forma positiva. Muitas vezes o paciente sai do coma antes de ter a experiência e morre quase imediatamente depois.

Muito poucos estudos científicos têm sido feitos para classificar o fenômeno de visões no leito de morte. O maior levantamento foi realizado por Osis e Haraldsson (1997) mais de 20 anos atrás. Em uma pesquisa transcultural eles relataram que em mais de 70% das visões leito de morte apareceram entidades que vieram receber os moribundos. "Numa cultura ocidental pais ou outros parentes falecidos são mais comumente vistos; estranhos são vistos ocasionalmente e as crianças puderam relatar ver amigos que viviam. As pessoas que têm uma forte fé religiosa podem ver figuras religiosas, e nas culturas orientais a figura que os vêm receber é muitas vezes um “Yamdoot", o mensageiro do Deus da morte. Normalmente, a resposta da pessoa que está morrendo relativa à visão é de interesse ou alegria, na maioria são bem-vindos e a pessoa está geralmente pronta para ir com eles. Mais raramente a resposta pode ser medo ou a recusa de ir.

Um exemplo típico é este caso citado por Osis e Haraldsson (1977) de uma moça moribunda de 16 anos que tinha acabado de sair do coma.

(Ela disse) “...Eu não posso levantar-me", e ela abriu os olhos. Eu levantei-a um pouco e ela disse: 'Eu vejo, eu vejo, eu estou chegando'. Ela morreu logo depois com um rosto radiante, exultante.
Em um estudo italiano, Giovetti (1999) relata que 40% das visões no leito de morte que ele coletou  apareceram 'entidades que vieram buscar os moribundos'. Em um caso a mulher descreve o momento da morte de seu marido.

A gaze sobre o seu rosto mudou. Corri até ele. 'Adriana minha querida, sua mãe (que havia morrido três anos antes) está me ajudando a sair desse corpo nojento. Há tanta luz aqui, tanta paz.
Houran e Lange (1997) realizou uma análise contextual em 49 relatos de visões no leito de morte recolhidos por Barrett em 1926 e concluiu que essas visões foram contextuais e reconfortantes, que, por vezes, parentes mortos foram vistos, mas o moribundo não sabia que tinham morrido, e que os autores não poderiam excluir a possibilidade da sobrevivência da alma.

Os cuidadores também relatam que a pessoa que está morrendo pode dizer-lhes que eles podem se mover entre a sala em que eles se encontram e um mundo transcendente em que se encontram aqueles que os aguardam após a morte. Muitas características deste estado transcendente são semelhantes aos das Experiências de Quase-Morte e contêm a luz, os sentimentos de amor e um maravilhoso reino de cor viva. Um paciente meu, cuja filha de 32 anos de idade estava morrendo de câncer de mama me disse que, nos últimos dois ou três dias de vida de sua filha, ela permaneceu consciente, e disse à mãe que parecia haver um teto escuro sobre sua cabeça e uma brilhante luz. Ela entrava e saía desse "lugar de espera", onde os seres estavam falando com ela. Ela estava muito convencida de que este não era um sonho, que estes eram seres amorosos que estavam lá para ajudá-la durante o processo de morrer - seu avô estava entre eles - e que tudo ficaria OK.

Há também muitos relatos de pessoas que parecem ter uma insinuação clara de sua própria morte iminente. Este é um relato que me foi dado por alguém que me contou o que aconteceu dois dias antes que sua mãe morreu.

"De repente, ela olhou para a janela e parecia olhar atentamente para cima dela... isso durou apenas alguns minutos, mas pareciam anos... de repente ela se virou para mim e disse: 'Por favor, Pauline, não tenha medo de morrer. Eu vi uma luz bonita e eu estava indo em direção a ela, eu queria ir para a luz, era tão calmo que eu realmente tive que lutar para voltar. No dia seguinte, quando chegou a hora de eu ir pra casa, eu disse 'Tchau mãe, vejo você amanhã ". Ela olhou para mim e disse: “Eu não estou preocupada com o amanhã e você não deve estar, eu prometo". Infelizmente ela morreu na manhã seguinte... mas eu sabia que ela tinha visto algo naquele dia que lhe deu conforto e paz, quando ela sabia que tinha apenas algumas horas para viver".

A similaridade de visões no leito de morte com as EQMs é impressionante. A paz, o amor e a luz são comuns a ambas, como é a experiência de uma viagem e uma entrada em um mundo dominado por beleza e cor. A vivência de figuras religiosas e parentes mortos, juntamente com o método de comunicação, uma espécie de telepatia mental, também são semelhantes.

Coincidências leito de morte

Mais uma vez, há muitos relatos de familiares que dizem que eles se tornam conscientes de que alguém próximo a eles está morto ou morrendo, apesar de estarem muitas vezes longe e não tinham como saber que a pessoa estava doente. Isto pode assumir a forma de uma "visita" pela pessoa que está morrendo, no momento de sua morte, como para dizer adeus, ou simplesmente uma experiência de inter-relação com a morte - batidas, despertando no momento da morte, etc
Gurney, Myers e Podmore (1886) citam o caso da General Albert Fytche, que, ao sair da cama, viu um velho amigo que ele cumprimentou calorosamente e se encaminhou para a varanda pedindo uma xícara de chá. Quando foi se juntar a ele, o velho amigo tinha desaparecido. Ninguém na casa tinha visto ninguém. Duas semanas depois, Fytche recebeu a notícia de que seu amigo tinha morrido a 600 milhas de distância, no mesmo período da aparição.

Várias pessoas já me disseram de experiências muito semelhantes.

"Quando fui para a cama eu estava muito inquieto. Eu fiquei assim até que, de repente, nas primeiras horas, o meu pai estava junto da minha cama. Ele estava doente há muito tempo, mas ele estava no auge da vida. Ele não falou. Minha agitação cessou e eu adormeci. Na parte da manhã eu fiquei sabendo que... o meu pai tinha morrido na noite anterior e tinha sido autorizado a visitar-me no seu caminho para a próxima vida.

(Comunicação pessoal)

A seguir, um relato interessante, pois mostra a poderosa impressão que essas experiências podem ter sobre aqueles que as ouvem.

"Por volta de 1950, um parente distante estava no hospital em Inverness. Era um domingo e meu pai foi visitar João, para ser informado de que ele havia morrido naquela manhã, em um determinado momento. As autoridades do hospital perguntaram a meu pai se ele iria informar ao parente mais próximo, Kate, a irmã do falecido e seu marido, que eram criadores de ovelhas que vivem em uma parte relativamente remota da Ross Páscoa e sem telefone. Papai e eu nos dirigimos por 20 ou mais milhas até uma pista de colina para a casa da fazenda, até encontrar Kate, que disse: "Eu sei por que você veio - eu o ouvi me chamando dizendo: "Kate, Kate", quando ele passou para cima". Ela estava bastante inteirada, de fato, sobre isso e nos deu a hora da morte, que era exatamente a mesma que a registrada pelo hospital. Eu achei uma experiência incrível e nunca me esqueci, nem nunca vou esquecer. Eu tinha uns 17 anos na época.

Que coincidências no leito de morte ocorrem é apoiado por contos de diferentes culturas e ao longo da história. As pinturas de Giotto em Assis demostram algo como uma experiência. Um clérigo em uma parte diferente da Itália que estava morrendo tornou-se ciente de que São Francisco estava morrendo e passando por cima e gritou: "Espere por mim, espere por mim St. Francis, estou chegando, estou chegando" ao que ele morreu.

O argumento contra as experiências que têm uma validade mais do que coincidência é que os sentimentos de morte ou perigo grave para um ente querido é muito comum e por isso só por acaso esses sentimentos, por vezes, vão coincidir com uma morte real. A minha opinião é que isso é pouco provável que represente todos esses relatos e que a idéia de uma inter-relação no momento da morte continua a ser importante.

Experiência de luz

Outros fenômenos parecem estar associados com o momento da morte. A luz é muitas vezes mencionada, e, ocasionalmente, algo interpretado como "alma" ou "essência" por aqueles que vêem é vista deixando o corpo. Um médico que tinha visto muitos pacientes morrerem me disse que ele estava uma vez jogando golfe quando outro jogador teve um ataque cardíaco. Quando ele foi ajudar, viu o que ele descreveu como uma forma branca, que parecia subir e se separar do corpo. Outras pessoas me contaram experiências semelhantes.

Quando acordei, o quarto estava escuro como breu, mas acima da cama do meu pai estava uma chama lambendo a parte superior da parede contra o teto... quando eu olhei... Eu vi uma nuvem de fumaça, assim como o vapor que sobe de uma vela apagada, mas em uma escala maior ... ele estava sendo jogado fora por uma única lâmina de luz de fósforo ... é pendurado acima da cama do meu pai, a cerca de 18 centímetros, mais ou menos por muito tempo, e foi uma beleza indescritível ... parecia perfeito para expressar o amor e a paz. Eventualmente eu acendi a luz. A luz desapareceu e o quarto era o mesmo de sempre em uma manhã de novembro, frio e triste, sem som da respiração  do meu pai na cama. Seu corpo ainda estava quente.

(Comunicação pessoal)

De repente, surgiu uma luz muito brilhante no peito do meu marido e quando essa luz subiu, havia a mais bela música e vozes cantando, meu peito parecia cheio de alegria infinita e meu coração sentiu como se estivesse subindo, como a me aderir a esta luz e música. De repente, houve uma mão no meu ombro e uma enfermeira disse: “Sinto muito amor. Ele se foi".  Eu perdi de vista a luz e a música, me sentindo tão desolada por ter sido deixada para trás."

(Comunicação pessoal)

Mais uma vez fiquei impressionado com a semelhança entre a música ligeira e celestial dessas experiências e as relatadas nas Experiências de Quase-Morte. Adicionado a isso é a experiência de algo indo em uma viagem, que o cuidador deseja acompanhar e seguir em um além amoroso.

A explicação reducionista para as visões no leito de morte seria a de que elas são simplesmente alucinações interpretáveis em termos de uma mudança na química do cérebro, ou psicologicamente derivadas, confirmando as expectativas ou proporcionando conforto como a abordagem de morrer a sua morte. Um ponto contra é que, ocasionalmente, ocorrem visões de um parente morto que o moribundo não sabe que está morto. No entanto, alguns fenômenos que cercam o leito de morte são testemunhados pelos cuidadores, e o mecanismo para estes é claramente diferente. A visão reducionista seria que eles ocorrem em resposta ao estresse que o cuidador tem tido nos meses que antecederam a morte e são, provavelmente mediadas por uma mudança de afeto. A expectativa também pode desempenhar um papel, como a morte ocorre sempre dentro de uma cultura e na cultura ocidental, o conceito de alma e uma partida para o céu de paz e amor é comum. No entanto, como agora avança a ciência pós-moderna, juntamente com o reconhecimento de que a neurociência ainda não tem explicação para a consciência (experiência subjetiva), a possibilidade de fenômenos transcendentes em todo o momento da morte também deve ser considerados.”

            Em sua obra “Aparições de defuntos no Leito de Morte”, cuja edição original foi publicada em 1906, o filósofo e estudioso dos fenômenos psíquicos, o italiano Ernesto Bozzano analisou diversas categorias do fenômeno das Visões no leito de morte entre inúmeros casos ocorridos na segunda metade do século XIX. Dessa obra, extraímos os quatro casos abaixo:

Caso 28 – Em uma cidade situada nos arredores de Boston, achava-se moribunda uma menina de 9 anos. Ela acabava de entreter-se com os pais sobre quais os objetos que desejava deixar a esta ou àquela de suas amiguinhas. Entre as mesmas havia uma graciosa criança de sua idade, chamada Jeni, e a agonizante lhe havia legado também alguns de seus brinquedos, a título de lembrança.
Pouco tempo depois, ao aproximar-se a hora da agonia, começou a pequena a declarar que percebia em torno de si rostos de pessoas amigas, as quais ia nomeando. Anunciou ver, entre outros, o avô e a avó; depois do que, manifestando viva surpresa, dirigiu-se a seu pai, perguntando:
       “Por que não me disseste que Jeni tinha morrido? Ei-la, a minha Jeni, ela veio com as outras para receber-me.”
É de notar que a criança moribunda ignorava completamente o que se relacionava com a amiguinha, porque os pais evitaram cuidadosamente falar a respeito, em sua presença, a fim de lhe não provocarem emoções, que podiam ser funestas. Mas a pequena Jeni tinha morrido, efetivamente, havia pouco.
Tal é o fato. Parece-me que ele contém um elemento de natureza não comum e persuasiva. Com efeito, se é possível compreender-se que a menina pudesse imaginar que via seus avós, não havia, no entanto, nenhuma razão para que supusesse ver também Jeni. A circunstância, aliás, de ter-lhe destinado lembranças, a surpresa experimentada e as palavras que então pronunciara, provam que tudo isso não pode ser facilmente explicado por meio das hipóteses habituais.” (Reverendo Minot Savage, Can Telepathy Explain?, págs. 42, 43.)
Caso 30 – Tiro-o do vol. XXX, pág. 32 dos Proceedings of the S. P. R. Foi comunicado à Sociedade por um coronel irlandês.
Como o principal papel deste acontecimento foi representado pela própria mulher do coronel, compreende-se que este deseje que se lhes não publiquem os nomes.
“Há cerca de 16 anos, Mrs. ... me disse:
– Teremos hóspedes durante toda a próxima semana. Conheces alguém que possa cantar com as nossas filhas?
Lembrei-me de que meu armeiro – M. X. – tinha uma filha, cuja voz era muito bela e estudava o canto com fim profissional. Eu a indiquei, pois, e ofereci-me a escrever a X... a fim de lhe pedir que permitisse à sua filha vir passar uma semana conosco.
Assim foi decidido. Escrevi ao armeiro e Miss Júlia X... foi nossa hóspede durante o tempo fixado.
Eu não sei se Mrs.... tornou a vê-la depois. Quanto a Miss Júlia, em vez de se consagrar à arte do canto, esposou mais tarde Henry Webley. Nenhum de nós teve mais ocasião de revê-la.
Seis ou sete anos se passaram. Mrs...., que estava doente havia alguns meses, teve sua doença agravada e expirou no dia seguinte àquele de que vos vou falar.
Eu estava assentado ao seu lado; conversávamos acerca de certos interesses que ela desejava vivamente regular. Parecia perfeitamente calma e resignada, em plena posse de suas faculdades intelectuais; isso ficou demonstrado mais tarde, por se haver verificado a justeza de sua opinião, em contrário aos conselhos errôneos de nosso advogado, que julgava inútil certa medida sugerida pela doente.
Repentinamente, ela mudou de conversa e, dirigindo-se a mim, perguntou:
– Notas essas doces vozes que cantam?
Respondi que nada ouvia e a enferma acrescentou:
– Já as tenho percebido muitas vezes, hoje. Não duvido que sejam anjos que vêm desejar-me as boas-vindas para o céu. O que é estranho é que, entre essas vozes, há uma que estou certa de conhecer, mas não me posso lembrar donde.
E, de repente, interrompendo-se e indicando um ponto sobre minha cabeça:
– Olha, ela está no canto do quarto; é Júlia X...; agora se dirige para cá, inclina-se sobre ti, eleva as mãos, orando. Olha, já se vai...
Voltei-me, porém não vi nada.
Mrs. ... disse ainda:
– Partiu, agora.
Afigurou-se-me que suas afirmativas não eram outra coisa mais que as imaginações de um moribundo.
Dois dias depois, percorrendo um número do Times, sucedeu-me ler, no necrológio, o nome de Júlia Z..., mulher do Sr. Webley.
Isso me impressionou tão vivamente que, logo após as exéquias de minha mulher, fui a ..., onde procurei X..., e lhe perguntei se a Sra. Júlia Webley, sua filha, era realmente morta.
– É absolutamente certo; morreu de febre puerperal. No dia em que faleceu cantou de manhã, cantou e cantou até que se finou.”
Em ulterior comunicação, acrescentou o coronel:
“Mrs. Júlia Webley morreu a 2 de fevereiro de 1884, cerca de 4 horas da tarde. Eu havia lido a notícia da morte da Sra. Júlia a 14 de fevereiro.”
Mrs. ... nunca foi sujeita a alucinações de qualquer espécie.”
Por seu turno, Henry Webley, marido de Júlia, escreveu a Gurney:
“Birmingham, Wenman Street, 84, 18 de maio de 1885.
Respondo de bom grado à vossa carta, fornecendo-vos as informações que me pedistes. Minha mulher morreu a 2 de fevereiro de 1884, às 5:50 da manhã.
Durante as últimas horas de vida cantou sem cessar. Isso foi 10 minutos antes de morrer. Posto que sua foz tivesse sido sempre bela, nunca me pareceu ela tão deliciosa como nesse momento supremo.” (Assinado: Henry Webley.)

Caso 32
“No mês de novembro de 1864, fui chamado a Brighton, onde minha tia, a Sra. Harriet Pearson, estava gravemente doente.
Seu quarto tinha três janelas e estava colocado acima da sala. Eu dormia com Mme. Coppinger no quarto ao lado.
Usualmente, uma de nós passava a noite à cabeceira da enferma.
Na noite de 22 de dezembro de 1864 ela era, porém, velada pela Sra. J. Pearson, enquanto nós repousávamos.
Em todos os lugares havia luz e a porta que dava para o quarto da doente estava aberta. Entre 1 e 2 horas da madrugada, ocasião em que a Sra. Coppinger e eu estávamos acordadas, porque o nosso estado de ansiedade fazia que percebêssemos o menor ruído proveniente do outro quarto, produziu-se um incidente que muito nos impressionou.
Percebemos, ambas, uma figura de mulher, pequena, envolvida em um xale, com um chapéu fora da moda e uma cabeleira ornada com três fileiras de cachos; a aparição tinha atravessado a soleira da porta que separava os dois quartos e entrara no da doente.
A Sra. Coppinger, dirigindo-se a mim, exclamou:
– Ema, viste? Levanta-te, é tua tia Ana! (Ana era uma irmã da doente, já falecida.)
Respondi logo:
– Sim, sim, era a tia Ana e isso é um bem triste presságio.
Descemos ambas da cama; nesse momento, a Sra. John Pearson precipitou-se para o nosso quarto, dizendo por sua vez:
– Era bem a tia Ana; para onde ela foi?
A fim de acalmá-la, lhe disse:
– Provavelmente devia ter sido Elisa, que desceu para ver como vai sua patroa.
Ouvindo isto, Mrs. Coppinger subiu, correndo, ao andar superior, onde encontro Elisa dormindo profundamente. Ela a acordou e fê-la vestir-se. Pesquisou-se em todos os quartos, mas em vão.
A tia Harriet morreu na noite desse mesmo dia, tendo-nos contado antes haver visto a irmã, que viera chamá-la.”
(Assinado: Ema M. Pearson, Elisa Quinton – Proceedings of the S. P. R., vol. VI, pág. 21.)

Caso 33 – Este foi comunicado à Society for P. R., pelo Professor W. C. Crosby, um de seus membros:
“Mrs. Caroline Rogers, com 72 anos de idade, viúva de dois maridos – cujo primeiro, o Sr. Tisdale, morrera 35 anos antes –, viveu, durante os últimos 25 anos de sua existência em Roslindale (Mass., Estados Unidos), na Rua Ashland.
Depois da morte do seu último filho, que se deu há alguns anos, ela vivia constantemente só. Nos primeiros dias de março deste ano foi atacada de paralisia e, após uma doença de cerca de seis semanas, expirou na tarde de 15 de abril.
Mary Wilson, enfermeira, de 45 anos, assistiu a Sra. Rogers durante toda sua moléstia e ficou, quase sem interrupção, à sua cabeceira, até que ela expirou.
Nunca, antes dessa época, tinha visto a Sra. Rogers e ignorava o que dizia respeito à sua existência ulterior. A doente conversava freqüentemente com ela, bem como com outras pessoas, sobre o seu segundo marido, o Sr. Rogers, e sobre o filho, exprimindo a esperança de revê-los um dia.
Na tarde de 14 de abril, Mrs. Rogers caiu em estado de inconsciência, no qual ficou até a morte, que sobreveio 24 horas depois.
A Sra. Wilson sentia-se esgotada pelas vigílias prolongadas; e como esperasse assistir, de um momento para outro, ao passamento da enferma, estava naturalmente nervosa e inquieta, tanto mais quanto Mrs. Rogers lhe tinha dito que havia percebido, muitas vezes, em torno de si, os fantasmas dos seus mortos queridos. Ela experimentava, ao mesmo temp, estranha sensação, como se aguardasse uma visita de além-túmulo.
Entre as 2 e 3 da manhã – quando sua filha dormia, e estando ela própria estendida, acordada, no canapé – a Sra. Wilson voltou, por acaso, o olhar para a porta que comunicava com o outro quarto; e percebeu, nos umbrais, a figura de um homem de talhe médio, com aspecto feliz, tendo largas espáduas, que trazia um pouco inclinadas para trás.
A cabeça estava descoberta; os cabelos e a barba eram-lhe de cor vermelha carregada; trazia um sobretudo escuro e desabotoado; tinha a expressão do rosto, nem muito áspera nem muito amável.
Parecia olhar, ora para a Sra. Wilson, ora para a Sra. Rogers, ficando em imobilidade absoluta.
A Sra. Wilson acreditou, naturalmente, achar-se em presença de uma pessoa viva, sem que pudesse descobrir, no entanto, como poderia ela ter entrado na casa.
Vendo, em seguida, que o visitante continuava imóvel como uma estátua, começou a suspeitar que se tratasse de algo anormal; inquieta, voltou a cabeça para outro lado, chamando a filha em altas vozes, a fim de acordá-la. Algum tempo depois, começou a olhar na primitiva direção, mas tudo havia desaparecido.
Tanto a aparição como a desaparição do fantasma se tinham produzido sem ruído.
Durante esse tempo, a Sra. Rogers ficara absolutamente tranqüila, provavelmente mergulhada no mesmo estado de inconsciência no qual se encontrava havia muitas horas.
O quarto para o qual a porta dava acesso não estava iluminado; a Sra. Wilson não pôde, pois, verificar se a aparição era transparente. Ela foi, instantes depois, a esse quarto, e ao outro do apartamento; logo que o dia rompeu, desceu ao andar inferior e encontrou todas as portas fechadas a chave; tudo estava em seu lugar.
Nessa mesma manhã, a Sra. Hildreth, sobrinha da enferma, que morava não longe daí e que vivia, desde alguns anos, em grande familiaridade com a tia, foi visitá-la. A Sra. Wilson aproveitou para fazer-lhe a narrativa do que se tinha passado, perguntando-lhe se a aparição que houvera visto parecia-se com a do defunto Sr. Rogers.
A Sra. Hildreth respondeu negativamente (outras pessoas que conheceram o Sr. Rogers fizeram, em seguida, a mesma declaração).
A conversa foi interrompida nesse momento; mas, algumas horas depois, a Sra. Hildreth voltou ao assunto e disse a Mme. Wilson que a descrição, que lhe acabara ela de fazer, correspondia perfeitamente com o aspecto pessoal do Sr. Tisdale, primeiro marido da Sra. Rogers.
É preciso observar, agora, que a Sra. Rogers se tinha estabelecido em Roslindale depois do segundo casamento; a Sra. Hildreth era a única pessoa do lugar que conheceu o Sr. Tisdale; em casa da Sra. Rogers não existiam retratos nem qualquer outro objeto capaz de fazer reconhecer os traços de aparição.” (Assinado: Mary Wilson.)

“A narrativa que precede constitui a exposição completa e cuidadosa do fato sucedido à Sra. Wilson, tal como me foi contado por ela própria na manhã de 15 abril.” (Assinado: Mrs. P. E. Hildreth. – Proceedings of the S. P. R., vol. VIII, págs. 229-231.)

            No Brasil, as visões no leito de morte estão sendo estudadas pelo Psicólogo e Doutor em Neurociências Júlio Peres. Extraímos, de um texto bastante interessante sobre suas pesquisas, o seguinte trecho:

“Especialista no tratamento de traumas e processo de superação, Dr Julio Peres, analisa as experiências no final da vida e o impacto das visões espirituais ao enfermo e sua família, assim como para os profissionais da saúde que atuam em cuidados paliativos.
De acordo com Dr. Julio Peres, pesquisas recentes demonstram que um grande número de pessoas de distintas culturas têm relatado experiências no final da vida – originalmente chamadas na literatura por end-of-life experiences – sob a forma de visões no leito de morte, sugestivas da existência espiritual.”

Para ler o texto na íntegra, remetemos o leitor ao seguinte endereço eletrônico:



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

BOZZANO, Ernesto. Aparições de defuntos no leito de morte.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário