segunda-feira, 18 de novembro de 2013

KARDEC - A BIOGRAFIA, DO AUTOR DE "AS VIDAS DE CHICO XAVIER"

Fábio José Lourenço Bezerra
O jornalista Marcel Souto Maior, autor da excelente biografia de Chico Xavier, intitulada “As Vidas de Chico Xavier”, escreveu agora a biografia do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, pela editora Record. O título: Kardec – A Biografia. Lemos a obra e podemos dizer que também é ótima. O autor procura manter a isenção no seu texto, uma vez que se trata de uma obra investigativa da vida e obra desse grande homem. Para compor o livro, Souto Maior leu toda a obra de Kardec e a maioria de suas biografias. Também foi à França quatro vezes à procura de textos originais do próprio Kardec e documentos da época. Imperdível.
No início do livro, lemos:
“Hippollyte Léon Denizard Rivail era um professor cético, autor de livros pedagógicos na França do século XIX, até ver mesas girarem no ar e ditarem, ao som de pancadas, mensagens atribuídas ao além. Uma batida, letra A, duas batidas, letra B, e assim sucessivamente até se formarem frases e textos inteiros, assinados por mortos ilustres e anônimos.
Fraude? Hipnose coletiva? Autossugestão? Energia manipulada dos vivos... Ou pelos mortos? O que estaria por trás daqueles fenômenos testemunhados por multidões na Europa e nos Estados Unidos, e reverenciados por celebridades como o escritor Victor Hugo?
Foi o que o professor decidiu descobrir. Aos 53 anos, depois de pôr à prova o invisível, Rivail mudou de vida e de nome para dar voz aos espíritos. Tornou-se Allan Kardec, uma figura cada vez mais conhecida, admirada... E perseguida.
O que transformou o cético em líder de uma doutrina? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos, da Igreja e da Imprensa, para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito?
Foi em busca de respostas para estas perguntas que o jornalista Marcel Souto Maior, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é um retrato surpreendente do homem que se tornou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo.”
Abaixo, transcrevemos uma matéria publicada no site do Jornal Zero Hora, sobre uma entrevista que fez com o autor Marcel Souto Maior, sobre sua biografia.
Espiritismo15/11/2013 | 23h01
Pesquisador da vida de Allan Kardec fez palestra e autografou na Feira do Livro
Marcel Souto Maior falou sobre suas descobertas sobre a vida do espírita e por que nunca se converteu ao espiritismo
O jornalista Marcel Souto Maior, autor do livro Kardec - A Biografia, realizou palestra na tarde desta sexta-feira, mediada por Sílvio Luiz de Oliveira.
O biógrafo pesquisou a vida de Allan Kardec e, após 20 anos de investigações, nunca se converteu à doutrina. Questionado, ele explicou:
- Eu me obrigo tanto a ser o mais objetivo possível no meu trabalho, que acho que bloqueio qualquer possibilidade de conversão, pois acho que a credibilidade seria comprometida.
Os dois conversaram sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail, professor e autor de livros pedagógicos na França do século 19. Maior diz que era muito cético, porém, depois de tudo o que viu, tornou-se mais flexível:
- Vi tanta coisa que sou menos cético hoje. E tenho um profundo respeito pelos espíritas, admiro o espiritismo e fico muito feliz quando o espiritismo solidário prospera, mas acho melhor não misturar a fé com a escrita.
O escritor contou que Kardec difundiu uma doutrina a partir da filosofia, ciência e  moral, para explicar o funcionamento desse mundo, e lutou contra o materialismo. Disse que "mesmo que tivesse ficado muito rico, não teria tido tempo de gastar seu dinheiro, pois trabalhava duro. Seu expediente normal era de 18 a 20 horas por dia".
Para resgatar sua história, Maior leu toda a obra do Kardec e a maioria de suas biografias. Ele foi à França quatro vezes atrás de documentos da época e textos do próprio Kardec.
- Tomo todo o cuidado para não opinar. Se você acredita, vai ter uma leitura do meu livro. Se duvida, vai ter outra. A conclusão é de cada um - afirma.
O jornalista ainda autografou Kardec - A Biografia para seus leitores, às 20h na Praça de Autógrafos.”


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

MAIOR, Marcel Souto. Kardec: a biografia. Rio de Janeiro: Record [2013].

ENDEREÇO ELETRÔNICO CONSULTADO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário