sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PSEUDO-CÉTICO JAMES RANDI É DESMASCARADO PELO PARAPSICÓLOGO RUPERT SHELDRAKE

Rupert Sheldrake

Fonte da imagem: http://www.brand-lab.at/blog/brand-venture-vii-with-prof-rupert-sheldrake

Fábio José Lourenço Bezerra
           
Os pseudo-céticos materialistas prestam um grande desserviço à ciência e, consequentemente, à comprovação científica da Espiritualidade. É desnecessário mencionar os benefícios que essa comprovação traria à humanidade. Fanáticos que são por sua crença materialista, simplesmente renegam, sem maiores verificações e muitas vezes agressivamente, os estudos que trazem as maiores evidências da paranormalidade e da vida após a morte. Não é raro que até à farsa eles apelem, no intuito de fazer valer seu ponto de vista. O verdadeiro cético, diante de evidências que contrariam suas crenças pessoais, simplesmente suspende estas. Com a mente aberta, demonstrando humildade, se propõe a estudar rigorosamente as novas evidências, sendo capaz de mudar suas convicções mais queridas, se for o caso. Dessa forma, ele demonstra estar imbuído do verdadeiro espírito científico (ver o texto Verdadeiro Ceticismo versus Pseudo-Ceticismo, por Dr Gary Schwartz, neste blog).
Um famoso pseudo-cético, o mágico James Randi, foi desmascarado pelo parapsicólogo Rupert Sheldrake. Sobre isso trata a excelente postagem do site Pensar Além (endereço eletrônico http://pensaralem.wordpress.com/), em 03 de Fevereiro deste ano. Outra postagem desse mesmo site, de 24 de Janeiro deste ano, trata, com grande propriedade, da farsa do desafio de James Randi aos paranormais. Extraímos ambas as postagens na íntegra. Leiamos:

“Rupert Sheldrake desmascara James Randi

Sheldrake é um parapsicólogo, que dedicou boa parte dos seus estudos, às pesquisas de possível telepatia entre cães e seus donos. James Randi é um mágico, que oferece 1 milhão de dólares para quem comprovar qualquer habilidade paranormal, porém Sheldrake relatou a experiência negativa que teve com o mágico.

Na edição da revista Dog World, em janeiro de 2000, há um artigo da pesquisa de Sheldrake, sobre um possível sexto sentido em cães. No artigo, James Randi foi citado, afirmando: “Nós da Fundação Randi já testamos as alegações de Sheldrake. Elas não funcionam”. Porém, nenhum detalhe sobre este teste foi dado.
Então, Rupert mandou um e-mail para Randi, pedindo mais detalhes sobre a experiência que ele havia realizado. Ele não obteve resposta; tentou de novo, e nada.
Foi aí que o parapsicólogo pediu ao Conselho Consultivo Científico, da JREF (James Randi Educational Foundation), para que o ajudasse a saber mais sobre a pesquisa. Assim, recebeu uma resposta. Em um e-mail enviado em 6 de fevereiro, de 2000, o mágico disse que o teste, na verdade, havia sido feito de forma “informal” e fora feito há “anos atrás”. Ele observou dois cães de um amigo, em um período de duas semanas, todavia, todos os dados da pesquisa foram perdidos.
Por fim, ele admitiu: “Eu exagerei em duvidar sobre a pesquisa telepática dos cães, com base na pequena quantidade de dados que havia coletado. Me precipitei.”
Randi também alegou ter desmascarado uma pesquisa de Sheldrake, mostrada em um programa de TV, com o cão Jaytee, que foi até a janela quando o dono resolveu voltar para a casa. Em Dog World , Randi declarou: “Vendo a fita inteira, nós vemos que o cão respondeu para qualquer carro ou pessoa que passassem por perto”. Isso simplesmente não é verdade, agora Randi admitiu que nunca viu a fita inteira.
No vídeo abaixo, você confere o relato do parapsicólogo, sobre o caso:

(Acesse o vídeo no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=XJZTgTR7pcQ )

Referências

James Randi – a Conjurer Attempts to Debunk Research on Animals. Disponível em: < http://www.sheldrake.org/reactions/james-randi-a-conjurer-attempts-to-debunk-research-on-animals > . Acesso em 03 de fevereiro de 2014.”

A Farsa do Desafio Paranormal de James Randi

James Randi é um famoso mágico que oferece 1 milhão de dólares para quem conseguir comprovar algum poder, supostamente, paranormal. Porém, o fato de ninguém ter ganhado o prêmio prova que a paranormalidade não existe?
A fundação de Randi (JREF) faz campanha contra assuntos que envolvem parapsicologia, paranormalidade, homeopatia e qualquer tipo de medicina alternativa. Os céticos costumam citar o desafio de Randi como a prova absoluta de que a paranormalidade é uma farsa completa. Há mais de 10 anos o mágico oferece o prêmio de 1 milhão dólares. Embora tenha dito que em 2010 o prazo seria finalizado, a fundação continua com o “desafio”. No entanto, as regras se modificaram em 2007; quem quiser ganhar o prêmio, no mínimo, deverá ser conhecido pela mídia e ter sido estudado por cientistas.
Para que um suposto paranormal se submeta ao teste ele deverá seguir algumas regras, impostas pela JREF. O candidato deve arcar com todos os custos da viagem, hospedagem e material. Além disso, o candidato renuncia a qualquer tipo de reclamação à fundação Randi, mesmo que algum acidente ocorra durante os testes (se a pessoa perder um braço durante o teste, por culpa da estrutura da fundação ou erro dos avaliadores de Randi, teoricamente, nada poderá fazer) – no Brasil, a cláusula é inconstitucional, pois a integridade do indivíduo é primordial e, quando prejudicada, o apelo judiciário é um direito. Mas o pior ainda está por vir. Um teste preliminar é realizado com o indivíduo. O critério de seleção é absolutamente subjetivo, ou seja, se Randi decidir que não deve-se realizar o teste “formal”, antes da confirmação dos supostos poderes, ele não será feito¹. Clique aqui para ler as regras do prêmio.
Pior do que isso é quando esbarramos no aspecto estatístico. Em tese, os testes estatísticos, existentes em toda a literatura da Parapsicologia, poderiam disputar o prêmio. Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias – jargão usado com frequência pelos céticos. Por esse motivo, Randi exige significância estatística maior do que as outras áreas comuns da ciência. O que isso significa? Se o teste estiver acima do acaso e for anômalo, o “Desafio Paranormal” exigirá algo além disso. Na ciência tradicional a significância estatística é de p < 0,05 - a probabilidade do resultado ser devido ao acaso seria de 5%. No teste, o candidato precisa de p < 0,001 ou menor, ou seja, isso extrapola as exigências da própria ciência.
Randi ainda não aceita alegações de reencarnação como válidas de disputa do prêmio, pois as considera “religiosas”. Na verdade, ele mesmo as classificou assim. Esse tipo de ceticismo é falso, pois nega alegações a priori, ao invés de investigá-las. Se dependêssemos desse movimento cético para fazer ciência, transformaríamos a metodologia científica em um dogma. Infelizmente, alguns céticos já têm o trabalho de fazer isso; não porque estão preocupados com evidências científicas de qualidade, mas porque se importam mais com mágica do que com ciência.

Referências

¹Challenge Application. Disponível em: < http://www.randi.org/site/index.php/1m-challenge/challenge-application.html > . Acesso em 24 de janeiro de 2014.”


ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:




3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ridículos

    ResponderExcluir
  2. Randi é apenas um escamoteador,ilusionista de profissão, um ateu materialista, um céptico fanático. Mas ganha a vida a fazer documentários de TV em que assume esse papel de céptico, que é também uma imagem de marca, para fins comerciais.Simples assim.Mas vamos lá.

    Se alguém pode fazer prova cientifica, são os cientistas e não os crentes em doutrinas espiritualistas, nem os cépticos fanáticos como Randi, que são também crentes e não investigadores científicos, nem têm provas cientificas daquilo que apregoam. São crentes a dizer a outros crentes para apresentar provas das respectivas crenças, mas que também não são capazes de apresentar provas das suas próprias crenças. Got It?

    Ele tem de pedir provas à ciência, não aos espiritualistas, nem aos religiosos. Trata-se de um argumento do tipo jurídico e não do tipo científico. Mal ía a ciência se, ao longo da história, não tivessem havido homens capazes de desafiar o poder instituído, incluindo o religioso, que também já se atravessou muitas vezes no caminho da ciência, para apresentar novas descobertas? E alguns arriscaram o pelo, outros foram mesmo mortos...
    Enfim, Randi, em termos científicos, não tem qualquer credibilidade. Trata-se de uma pessoa com ideias pré-concebidas, crenças de que não consegue sair (ele e/ou os seguidores dele...), por mais provas que se lhe apresentem. E há provas.
    É como se pedisse provas diárias da existência do átomo,por exemplo,já que ninguém jamais o viu,muito embora cientistas estudaram seus efeitos.Uma pessoa com credibilidade cientifica não pode ter preconceitos. Tem de investigar desapaixonada e friamente. Não confirma nem desmente nada sem ter como base factos provados que fundamentem essa decisão.Alguns céticos mais sérios(sim,eles existem)alegam que a experiências com telecinese obtiveram resultados quase irrisórios.Mas o que é o irrisório no universo,onde macro e micro se confundem?Se realmente fossemos por esse jaez,a Física Quântica deixaria de existir por que observa o extremamente irrisório.
    Não é por esse ponto de vista que vive a ciência.


    ResponderExcluir