terça-feira, 5 de agosto de 2014

POR QUE TANTOS SOFREM NO MUNDO SEM, APARENTEMENTE, MERECÊ-LO?

Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_paral%C3%ADtico_em_Betesda

Fábio José Lourenço Bezerra

Sendo Deus infinitamente justo, bom e todo-poderoso, por que permite que tantas pessoas sofram tanto ao redor do mundo, sem que nada de mau tenham feito nessa vida para justificá-lo ? E por que outras pouco ou nada sofrem ?
Não existe resposta lógica a essa pergunta, a menos que consideremos que essas pessoas tenham passado por outras vidas, quando deram causa aos sofrimentos na existência atual. Ou seja, só a reencarnação pode responder satisfatoriamente a pergunta acima.

No Evangelho segundo Mateus, 18: 6 e 7, disse Jesus:

“Se alguém escandalizar a um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar.”
“Ai do mundo por causa dos escândalos; pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha.”

Ainda em Mateus, 18: 10 e 11, ele disse:

“Tende muito cuidado em não desprezar um destes pequenos. Declaro-vos que seus anjos no céu veem incessantemente a face de meu Pai que está nos céus, porquanto o Filho do homem veio salvar o que estava perdido.”

O que significa a palavra escândalo?

No sentido vulgar - é toda a ação que venha a ferir a moral ou ao decoro, associada a uma explosão de comentários. Muitos só o evitam pelo orgulho, e a perda de consideração da parte dos homens.

Desde que as suas torpezas fiquem ignoradas, suas consciências permanecem em repouso. São, no dizer de Jesus:

“sepulcros branqueados por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos no exterior e sujos no interior”.

No sentido evangélico - Tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas. Toda ação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão na sociedade. Foi neste sentido que Jesus a utilizou.

É preciso que haja escândalo no mundo – As imperfeições dos homens lhes dão a tendência a praticar o mal. Por isso vemos, todos os dias, notícias de ações maldosas, perversas até. Porém, estas imperfeições não os obrigam a praticar o mal, uma vez que possuem o livre-arbítrio.

É necessário que o escândalo venha – A Terra é um mundo de provas e expiações, onde predomina a maldade e vícios de todos os tipos. Os que praticaram o mal no passado pagam agora, sofrendo através das más ações de outros. Essas más ações sofridas, e também o contato com os vícios, podem também servir de prova para os Espíritos que a eles são submetidos. Assim, eles próprios podem verificar se já retiraram de si as más tendências que possuíam e no que devem melhorar. Durante esse processo de expiações e provas, terminam por compreender os inconvenientes do mal e das viciações.
            Ao se cansarem de sofrer por causa do mal, procurarão o bem. Deus, assim, gera o bem através do mal.

Algumas pessoas apresentam a seguinte argumentação contra o conceito de reencarnação: Sendo o mal necessário, este durará para sempre. Senão, Deus não poderia mais corrigir os culpados. Então, é inútil procurar melhorar os homens.

Ora, não existindo mais culpados, não seriam necessárias expiações. Sendo a Humanidade constituída só por homens bons, nenhum pensaria em fazer mal e todos seriam felizes. É assim nos mundos elevados, como a Terra será no futuro, quando progredir.
Quando um mundo está passando para uma categoria elevada, os Espíritos rebeldes, que permaneceram obstinados no mal, são expulsos deste mundo para reencarnarem em outro planeta mais jovem, no meio de Espíritos primitivos. Isso ocorre como forma de exílio impedindo, assim, que sua maldade perturbe a felicidade dos bons, como expiação e para impelir, com a inteligência e os conhecimentos dos Espíritos rebeldes, o progresso dos Espíritos primitivos daquele novo planeta.
.
Além do mais, o resgate dos malefícios não ocorre apenas através de malfeitores. Também se dá por um desastre aéreo, automobilístico, um acidente doméstico, etc., ou uma catástrofe natural, como um terremoto. As expiações em grupo se chamam resgates coletivos.
O incêndio no Edifício Joelma, ocorrido em São Paulo, em lº de fevereiro de 1974, pode ser citado como um exemplo de resgate coletivo. Pela psicografia do médium Chico Xavier, vieram informações sobre as causas espirituais dessa tragédia.
Os Espíritos Cyro Costa e Cornélio Pires esclareceram que as vítimas resgatavam os últimos resquícios por débitos adquiridos nas guerras das Cruzadas (séculos XI e XIII).
Houve muita crueldade, com o agravante de ter sido em nome da fé cristã. Os historiadores nos informam sobre terríveis atos, hediondos, chacinas onde as vítimas eram adultos e crianças. Débitos tão graves que os resgates ocorreram a longo prazo. Uma única encarnação não era suficiente.

Mas, ai daquele por quem venha o escândalo - Mesmo o mal servindo de instrumento da justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados sem o saber, nem por isso deixaram de praticar o mal e de merecer expiá-lo.

Somos irmãos em Deus, e devemos nos ajudar mutuamente. O que fizermos de mal, aos nossos irmãos, ou a ajuda que não prestamos, causando sofrimento, este mal se voltará contra nós, pela Lei de Causa e Efeito.
Pode-se não sentir no corpo físico, mas, após a morte, a sensibilidade é muito maior, e outro é o ponto de vista do Espírito. Lá, as imperfeições são como nódoas, manchas no Espírito, que repercutem no corpo espiritual.
A culpa pelos erros perturba intensamente a consciência, necessitando aliviar-se reparando o erro cometido. Isso se faz em encarnações para se fazer o bem a quem se fez o mal ou a outros, ou sofrer da mesma forma que as suas vítimas.
Tal lei não é para castigar, mas sim educar, para modificar as disposições íntimas do Espírito que, aproveitando as reflexões aí proporcionadas, avança muito na sua evolução moral.

Em pesquisas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Allan Kardec coletou um enorme volume de dados, através de inúmeros Espíritos entrevistados, por diversos médiuns.

Assim, Kardec pôde registrar as sensações, impressões e realidades registradas por eles durante a passagem do mundo material para o espiritual. O mesmo aconteceu através do trabalho do médium Chico Xavier, em suas inúmeras psicografias.

Extraímos, de uma postagem do dia 31/07/2012, intitulada “Lei de Causa e Efeito – Como Funciona e Alguns Exemplos, no blog  As Revelações da Revelação (http://www.asrevelacoesdarevelacao.com), cinco exemplos da Lei de Causa e Efeito em ação, selecionadas dos inúmeros casos obtidos pelas investigações de Kardec e psicografias de Chico Xavier. Vejamos:

“CASO 1 – Efeito - Industrial, morto doze horas após explosão de caldeira em sua empresa, envolvendo seu corpo em verniz fervente nela contida. Socialmente queridíssimo pela postura pessoal, em toda sua cruel agonia, não se lhe ouviu um só gemido, uma só queixa, apesar das dores lancinantes resultantes das profundas queimaduras sofridas. 
Causa – Ação assumida 200 anos antes, quando, na condição de juiz e inquisidor italiano condenou a morrer queimados os envolvidos numa conspiração contra politica clerical, entre os quais uma jovem entre 12 e 14 anos, contra a qual os executores se recusavam cumprir a sentença, tornando-se ele, além de juiz, o carrasco que ateou fogo na quase menina. 

CASO 2 – Efeito – Antonio B., escritor, morto repentinamente (provavelmente um ataque cataléptico), teve seu corpo encontrado virado de bruços durante exumação feita 15 dias após o sepultamento, procedimento efetuado para que familiares recuperassem medalhão por acaso esquecido no caixão. 
Causa – Ação em vida anterior em que descoberta infidelidade da esposa, a enterrou viva num fosso.

 CASO 3 – Efeito - João F.E., desencarnado em 16/10/1976, em acidente aéreo com avião de pequeno porte, na região de Votuporanga, SP. 
Causa – Ter sido protagonista 300 anos antes, em ações objetivando conquistar destaque nas posições da finança e do poder,  que culminaram na morte de várias pessoas de vasta comunidade humana, precipitadas em penhascos, sem que seus delitos fossem descobertos ou punidos.

CASO 4 – Efeito – Valéria, morta em consequência de queimaduras sofridas após a palhoça em que vivera por dez anos, em recanto de grande fazenda no interior de Minas Gerais, ter sido incendiada por transeuntes que a julgavam morta por não ter sido vista há vários dias. Lá se instalou depois de comunicar ao marido e dois filhos o diagnóstico médico que a identificara como portadora de lepra, o que fez com que os mesmos a abandonassem naquele setor da propriedade rural, que venderam, mudando-se para local ignorado.  
Causa – Ações praticadas em existência passada na Idade Média, em cidade da Espanha, na qual ela, engrinaldada de fortuna e beleza, denunciou com falsos testemunhos ao Santo Ofício, um irmão consanguíneo, rogando a pena de prisão incomunicável, arrancando-o à esposa e aos filhos e, apesar de impor-lhe solidão e desespero no calabouço por dez anos, requisitou para ele o suplício do fogo, que aplicado em praça pública, foi testemunhado por ela que gravou em seu inconsciente as imagens da agonia, os gritos aterradores e das vísceras fumegantes. 

CASO 5 – Efeito – Morte de quase quatro centenas de pessoas, a maior parte na hora, a maioria crianças, pisoteadas e queimadas no dia 17/12/1961, em Niterói, RJ, em consequência de incêndio que irrompeu no Grand Circo Americano, que estreava na cidade, 20 minutos antes de terminar o espetáculo, assistido por quase três mil pessoas. 
Causa- Ações levadas a efeito no ano 177 D.C., em Lyon, França, onde autoridades da cidade (vítimas de hoje), como forma de homenagear Lucio Galo, militar ligado ao Imperador Marco Aurélio, idealizaram e executaram na véspera do evento, a prisão de mil crianças e mulheres cristãs, apreendidas em suas próprias moradias, para usá-las como atração nas festividades programadas para o Circo, reservando para elas a parte em que teriam suas vestes embebidas em resinas inflamáveis para serem incendiadas no meio da arena, devidamente cercada por farpas impregnadas em óleo, deitando sobre elas cavalos que já não serviam aos jogos para que suas patas, associadas às chamas, formassem lances inéditos.”

            Em Mateus, 18: 8 a 10 e 5: 29 a 30, Jesus disse:

“Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno.
– Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno.”

Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a - Em sentido figurado, cada um deve destruir em si toda causa de mal, todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Que mais vale ter cortada uma das mãos, ficar sem ver, do que servirem para o mal.

Estas palavras de Jesus também possuem um significado direto. O corpo espiritual é o molde pelo qual o corpo físico do Espírito reencarnante toma forma. Quando o sentimento de culpa deforma o corpo espiritual, este pode imprimir deformações equivalentes no corpo físico, durante o seu desenvolvimento no útero. Assim, alguém que, em uma existência anterior, utilizou o braço para ferir seriamente alguém, pode renascer sem o braço; se, através de algo que observou, prejudicou alguém, e sua culpa se concentrou nos olhos do corpo espiritual, pode renascer cego, etc.

O Espírito Emmanuel, pela psicografia do médium Chico Xavier, na obra Pensamento e vida, lição 14 – Corpo, nos diz que as enfermidades de nascença são causadas pelo suicídio, o homicídio, a delinqüência e/ou a viciação em existências anteriores, provocando “os mais dolorosos desequilíbrios, pela disfunção vibratória, que os cataloga nos quadros da patologia celular”, de modo que as “enfermidades congênitas nada mais são que reflexos da posição infeliz a que nos conduzimos no pretérito próximo, reclamando-nos a internação na esfera física, às vezes por prazo curto, para tratamento da desarmonia interior em que fomos comprometidos”.
            
No livro Ação e Reação, ditado pelo Espírito André Luiz, também psicografado por Chico Xavier, consta um caso desse tipo:

“(...) Foi quando Silas, recomendando-nos cooperação, abeirou-se dele e aplicou-lhe passes magnéticos, esclarecendo-nos logo após: - Ainda pela utilidade que sabe imprimir aos seus dias, Adelino mereceu a limitação da enfermidade congenial de que é portador. Tendo sofrido, por longo tempo, o trauma perispírito do remorso, por haver incendiado o corpo do próprio pai, nutriu em si mesmo estranhas labaredas mentais que, como já lhes disse, o castigaram intensamente além-túmulo...
Renasceu, por isso, com a epiderme atormentada por vibrações calcinantes que, desde cedo, se lhe expressaram na nova forma física por eczema de mau caráter... Semelhante moléstia, em face da dívida em que se empenhou, deveria cobrir-lhe todo o corpo, durante muitos e angustiosos lustros de sofrimento, mas, pelos méritos que ele vai adquirindo, a enfermidade não tomou proporções que o impeçam de aprender e trabalhar, porquanto granjeou a ventura de continuar a servir, pelo seu impulso espontâneo na plantação constante do bem.”

Contudo, nem sempre a quitação do débito, através da perda de membros, da visão ou outra parte do corpo físico, ocorre através da má-formação deste. O Espírito culpado pode pedir, por exemplo, antes de reencarnar, para perder uma perna, ficar tetraplégico, cego, etc., durante o transcurso da vida na Terra. Isso também pode ocorrer sem que o Espírito peça, quando este ainda é pouco evoluído, e, por isso, ainda não tem condições de escolher o que é melhor para o seu progresso espiritual. 

Nosso caráter é a soma do que aprendemos nesta vida e nas anteriores. Nossa reforma íntima deve se dar pouco a pouco. Vejamos todos como irmãos em Deus, Façamos o bem, não só dando coisas materiais, mas também nosso tempo, atenção e o conhecimento que tivermos, sempre de forma humilde e gentil.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

1 KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. Rio de Janeiro: FEB;

2 ______________  O Evangelho segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB;

3 _______________O céu e o inferno. Rio de Janeiro: FEB;

 4 XAVIER, Francisco Cândido; Emmanuel (Espírito). Pensamento e vida. Rio de Janeiro: FEB;

5 _________________________; André Luiz (Espírito). Ação e reação. Rio de Janeiro: FEB.


ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário