quinta-feira, 23 de abril de 2015

MARTIN LUTHER KING JR: UM GRANDE ESPÍRITO QUE LUTOU PELA IGUALDADE ENTRE OS HOMENS



Fábio José Lourenço Bezerra

Na Questão Nº 932, de “O Livro dos Espíritos”, temos:
Por que, neste mundo, os maus exercem geralmente maior influência sobre os bons?
Resposta: “Pela fraqueza dos bons. Os maus são intrigantes e audaciosos; os bons são tímidos. Estes, quando quiserem, assumirão a predominância.”

O pastor norte-americano Martin Luther King Jr. foi uma das maiores personalidades da história da humanidade. Lutou com grande coragem contra a desigualdade racial conscientizando as pessoas com os seus discursos e através dos protestos que convocava. Em 1964 recebeu o prêmio Nobel da Paz pelos seus grandes feitos.

 Seus primeiros estudos foram em escolas públicas segregadas, tendo se graduado no prestigioso Morehouse College, em 1948. Formou-se em teologia no Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu a que seria sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

Em 1955, coordenou um boicote aos ônibus da cidade de Montgomery. Os líderes negros da cidade decidiram boicotar o transporte após a prisão de uma mulher negra (Rosa Parks) que se recusou a ceder o lugar para uma passageira branca. Por causa do protesto, King foi preso e recebeu ameaças de morte.

Após tantos protestos, a Suprema Corte decidiu tornar ilegal o transporte público separatista. Esta decisão deu vitória ao protesto e King foi considerado um líder respeitado.  Por causa disto, em 1957, tornou-se presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas.

Seus ideais de justiça, não-violência e amor ao próximo eram inspirados em outro grande mestre: Mahatma Gandhi.

Em 1959, King voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai. Nos anos seguintes, participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros.

Alguns dos protestos de King:
* Campanha a favor dos direitos civis no Alabama;
* Realização de um censo para aprovar o voto dos negros;
* Luta para melhorar a educação e a moradia dos negros nos estados do sul;
* Luta contra a discriminação racial

King chegou a ser preso e torturado várias vezes, e sua casa foi atacada com bombas.

Em 1963, conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial. Nesta ocasião, proferiu seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho" (“I have a dream”), no Lincoln Memorial, em Washington. Numa parte do discurso, ele disse: "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele."

Assistam um trecho do discurso:



King não foi somente um defensor dos direitos dos negros. Ele também defendia as mulheres.

Contudo, em 1965, ele começou a criticar a participação dos EUA na Guerra do Vietnã , e sua influência entre os negros começava a incomodar a muitos. Foi então que, no dia 4 de abril de 1968, ele foi assassinado. Mas até hoje é lembrado, discutido e estudado nas escolas.

Nos EUA existe um feriado para relembrar seus feitos e suas lutas.

Frases de Martin Luther King Jr.:

* “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
* “Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”.
* “Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida”.
* “Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele".

O excelente filme  “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, venceu o Oscar 2015 e o Globo de Ouro, ambos na categoria de Melhor Canção Original (“Glory”), e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme. Estreou nos cinemas do Brasil em 05 de Fevereiro de 2015 (Lamentavelmente, em pouquíssimas salas). Conta a história da famosa Marcha pelos Direitos Civis, liderada por King, entre as cidades de Selma e Montgomery, no Alabama. O movimento tornou-se um dos mais importantes dos Estados Unidos, garantindo o direito ao voto para os negros. Essa marcha ficou marcada pela brutalidade da polícia, forçando o então presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson, a assinar a Lei que permitia o voto dos negros no mesmo ano. Sem direito a voto, além de não participarem das eleições, os negros também não podiam participar do corpo de jurados nos julgamentos, o que sempre tornavam impunes os crimes praticados por brancos contra negros, além de muitos negros serem condenados injustamente.

Assista ao trailer do filme:



ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário