sexta-feira, 10 de março de 2017

ESTUDOS TROUXERAM VÁRIAS EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO LIGADO AO BEBÊ ANTES E LOGO APÓS O NASCIMENTO

Resultado de imagem para ESPÍRITO DO FETO Fonte da imagem: http://www.semprequestione.com/2016/04/cientista-elabora-estudo-fascinante.html

Fábio José Lourenço Bezerra

Na questão Nº 344 de "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, temos:

Em que momento a alma se une ao corpo?

“A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.”

Extraímos, do site da Associação de Psicologia e Saúde Pré-natal e Perinatal (www.birthpsichology.com), um artigo do Dr. David B. Chamberlain, psicólogo, autor e editor da Califórnia, que ensinou psicologia do nascimento em 20 países. A partir de 1974, ele passou a fazer uso da hipnoterapia para descobrir e resolver traumas surgidos no útero e durante o nascimento. Em pesquisas com pares de mãe e filho em 1980, ele demonstrou que as memórias do nascimento são confiáveis. Foi presidente da Associação de Psicologia e Saúde Pré-natal e Perinatal (APPPAH) por 8 anos. Seu livro The Mind of Your Newborn Baby (1986/1998) já foi traduzido para 13 línguas. Nesse artigo, o Dr.Chamberlain aponta vários estudos que levantaram muitas evidências da existência do Espírito ligado ao feto e ao recém-nascido.

"A Psique do pré-natal : Evidências para uma nova perspectiva

Chamberlain, David B., Journal de Psicologia e Saúde Pré-natal e  Perinatal 

Resumo: Durante a maior parte do século 20, nem a medicina, nem a psicologia proporcionaram uma compreensão exata da natureza dos bebês no útero e após o nascimento. Talvez, o equívoco mais fundamental tenha sido considerar o cérebro como a única medida do espírito, do eu e da alma. A visão prevalecente, durante cem anos, do cérebro dos pré-natais e recém-nascidos, era insuficiente para explicar a sua atividade cognitiva, emocional e  perceptual. No entanto, a pesquisa contemporânea revela que o pré-nato, ao contrário de qualquer descrição anterior, é equipado com sentidos, são reativos às condições ambientais, expressam sentimentos e têm interações sociais com irmãos gêmeos e os pais. Estes achados sugerem que pré-natais possuem uma "psique" no sentido original da palavra mente, o eu ou alma.

Palavras-chave: psique pré-natal, pré-natais, recém-nascidos

Durante a maior parte do século 20, nem a medicina, nem a psicologia proporcionaram uma compreensão exata da natureza dos bebês no útero ou pouco tempo após o nascimento. Entre os erros graves, estão estes: os bebês são passivos e impotentes; bebês não aprendem ou lembram; bebês não são capazes de sentir emoções; e os bebês não sentem dor. Estes pontos de vista enganaram pais e profissionais no seu trabalho com os bebês.

Os médicos não conseguiram reconhecer a grande vulnerabilidade dos neonatos a todas as formas de trauma da dor: o trauma da cirurgia sem anestesia,  trauma de dor repetida nos cuidados intensivos neonatais, dores causadas ​​pelo obstetra no nascimento, e (especialmente nos Estados Unidos) a prática de mutilação genital dos machos recém-nascidos. Cirurgiões do século 20 tinham medo que bebês pudessem ser prejudicados por anestesia anticoagulante, mas não tinham medo de que eles pudessem ser prejudicados pela cirurgia sem anestesia (Pernick, 1985). Os especialistas consideravam que os bebês eram incapazes tanto de experimentar como ver qualquer significado na dor. A dor do parto chegou a novos patamares na década de 1940, quando os médicos especialistas começaram a dominar o parto na América (Chamberlain, 1998a; Denniston & Milos, 1997).

Em retrospectiva, podemos ver agora que as atitudes e métodos científicos eram muito brutos para revelarem a real qualidade da vida infantil no útero ou no nascimento. Talvez a maior desvantagem dos profissionais  tenha sido  a ideia  de que o cérebro era a única medida completa da mente, do eu, e da psique. A opinião predominante era que os cérebros  dos pré-natais e dos recém-nascidos não eram capazes o suficiente para terem atividade cognitiva, emocional e perceptual, incluindo as percepções de prazer e dos pais. A neuroanatomia não apoiava uma "psique" na vida pré-natal ou perinatal.

Durante as últimas décadas, com os avanços da observação pelo ultrassom e outros projetos experimentais criativos, a vida no útero tem sido progressivamente iluminada, anulando as premissas tradicionais da psicologia do desenvolvimento e da medicina. A pesquisa revela agora que prenatos são diferente de qualquer coisa previamente descrita, ricamente equipados com sentidos, reativos às condições ambientais, expressam seus sentimentos, e sentem tanto o amor quanto o perigo. (Para ver comentários Chamberlain, 1994 e 1998b). A interação social entre gêmeos no útero, incluindo bater, chutar, e ficar em estado de sono, foi observada através do ultrassom a partir das 20 semanas de idade gestacional (A. Piontelli, 1992). Arabin e seus colegas (1996) catalogaram o primeiro toque entre gêmeos e como ele se desenvolve entre 9-13 semanas de idade gestacional.

Os pais têm visto o feto agredir agulhas que entram no útero, durante a amniocentese (retirada de líquido amniótico do abdome materno para fins de análise), na 16ª semana. Seus bebês têm, por vezes, recuado e, por vezes, repetidamente atacado o cano da agulha, isso em uma época em que os olhos estão subdesenvolvidos e as pálpebras estão fundidas. Tais demonstrações de visão "sem olhos" e uma perfeita coordenação para atingir o objetivo, transmitindo urgência, vontade e propósito, desafiam a explicação convencional.

Muitas experiências têm mostrado como o envolvimento íntimo dos pré-natais com os pais resulta na aprendizagem discriminativa e preferencial de música, histórias, rimas, e os sons da língua nativa da mãe (DeCasper & Spence 1986; DeCasper et al ... Spence 1986;. DeCasper et al ., 1994; Moon, Cooper & Fifer, 1993). No útero, os bebês ainda reagem a falsos fumantes, isto é, a cigarros não acesos (Little & Hepper, 1995), uma reação psicológica que não tem qualquer componente químico para explicá-la.

     Tais resultados empíricos fornecem novo suporte para uma crença, compartilhada por muitos psicoterapeutas, que as patologias mentais e emocionais são aprendidas em eventos traumáticos no útero e no nascimento. Usando uma variedade de métodos clínicos, as conexões persuasivas entre trauma e sintomas que surgem mais tarde na vida foram estabelecidas por Frank Lake, na Inglaterra (Veja Maret 1997), Thomas Verny no Canadá (1981), Ludwig Janus na Alemanha (1997) e nos Estados Unidos por David Cheek (1975), Arthur Janov (1983), e David Chamberlain (2000).

     As Investigações nos dias atuais mostram que os bebês geralmente notam e se preocupam com o meio ambiente. Eles expressam seus sentimentos em linguagem corporal, em mudanças bruscas dos movimentos respiratórios, atividade agressiva, ou afastamento (Veja o comentário de Chamberlain, 1999). O exame longitudinal minucioso da laringe fetal por ultrassonografia revela os primeiros movimentos associados à produção sonora na idade conceitual de 18 semanas (Ramon y Cajal, 1996). A partir deste ponto, a fonação finalmente se desenvolve em choro uterino - um fenômeno antigo e bem documentado cujo significado tem sido amplamente ignorado (Consulte a documentação de Ryder, 1943). Após o nascimento, com a ajuda de maior desenvolvimento muscular e ar abundante, a fonação entra em erupção em gritos de protesto no nascimento e rapidamente floresce no amplo espectro de sons humanos significativos que continuam ao longo da vida.

     Muito antes de que qualquer linguagem falada possa se desenvolver, os bebês no útero parecem perceber o que suas mães e pais estão sentindo e dizendo sobre eles. Os bebês sempre sabem a um nível inconsciente se são desejados ou não desejados - uma percepção refletida no risco significativamente elevado de morte nos primeiros 28 dias de vida entre bebês queridos e não desejados (Bustan & Coker, 1994). A mesma percepção aguda é a base para a longa trilha de tristezas revelada em estudos longitudinais de David, Dytrych, Matejcek e Schuller relatados em Born Unwanted: Developmental Effects of Denied Abortion (1988). Após o diálogo pré-natal sério entre uma mãe e um bebê sobre a necessidade de aborto, o aborto espontâneo fornece mais evidências de compreensão precoce por parte dos prenatos. (McGarey, 1980; McGarey & Stern, 1997).

     David Cheek encontrou evidência direta para a comunicação telepática (ou seja, o conhecimento direto) por parte dos bebês no útero revelado por uma recordação precisa de uma roupa da mãe nunca vista após o nascimento (Cheek, 1992 e 1996). Da mesma forma, pais, enfermeiros e parteiras relataram uma resposta comportamental pronta de bebês, no útero e no berçário, a cuidados intensivos para comunicações urgentes dirigidas a eles em situações de perigo. Tais comunicações eficazes, oferecidas em diferentes línguas e relatadas em diferentes países, baseiam-se nas capacidades reais de uma psique oculta (Szejer, 2005; Chamberlain, 2003).

     O uso de vários processos terapêuticos com crianças e adultos tornou evidente que os neonatos e os recém-nascidos são capazes de estados alterados de consciência, como a experiência fora do corpo, a experiência de quase-morte e até a lembrança da vida passada (Bowman, 1997; Chamberlain, 2000). Esses achados, embora surpreendentes na maneira como nos levam para além das fronteiras materiais, são, no entanto, coerentes com estudos das mesmas capacidades naturais em crianças e adultos mais velhos (Stevenson, 1987; Grof 1988, Ring 1984). Todos esses achados confirmam que os "bebês" têm uma psique ativa e capaz. Embora sejam seres humanos muito pequenos, eles ultrapassam em muito todas as teorias anteriores de suas limitações de desenvolvimento (Chamberlain, 1992).

     Embora os cientistas geralmente achem inadequado (de fato antropomórfico) comparar os estados pré-natais com estados adultos, as semelhanças são impressionantes. Experiências de quase-morte (em qualquer idade) confirmam que eventos importantes de aprendizagem ocorrem em um momento em que a psique e o cérebro estão em locais diferentes. Essas demonstrações afirmam que há certamente mais para a consciência humana do que a matéria cerebral. É importante notar que a verificação inesperada da visão "sem olhos" entre as pessoas cegas durante as experiências de quase-morte (Ring & Cooper, 1997) é, de fato, paralela à surpreendente "visão" fetal que às vezes se manifesta durante a amniocentese às 16 semanas. Na verdade, os humanos bebês e adultos exibem habilidades psíquicas semelhantes.

     Finalmente, há uma nova literatura de relatos de pais revelando que os bebês possuem poderes espirituais não cientificamente reconhecidos, e não explicáveis ​​dentro do paradigma da matéria cerebral. Dois livros contêm várias histórias de pais tendo encontros profundos com bebês ainda não concebidos. No livro Soul Trek de Elizabeth Hallett (1995) 180 pais contam suas experiências pessoais de sonhos, visões, aparências e outros tipos de eventos vívidos em que um bebê futuro anuncia sua vinda, e traz amor, incentivo e orientação para a mãe e pai. Trinta mais casos são apresentados por Sarah Hinze em Coming From the Light: Contas Espirituais da Vida Antes do Nascimento (1997). Um programa de televisão norte-americano "Sightings" dramatizou algumas dessas histórias para milhões de telespectadores. Hinze também foi destaque em um segmento de Hard Copy (CBS) na Primavera de 1998. Para mais histórias veja o site da APPPAH em: www.birthpsychology.com/lifebefore/concept.html.

     Embora a psique seja o cerne da palavra "psicologia", os psicólogos contemporâneos não aceitaram o significado completo da psique como mente, o eu ou alma, preferindo definir a psique como cérebro. No entanto, o paradigma da cérebro-matéria não consegue explicar a comunicação precoce, a inteligência, a memória e a aprendizagem precoce na gestação.

     Olhando para o espectro completo de evidências experimentais, clínicas e de auto-relatos agora disponíveis, eu diria que uma psique (que significa mente, o eu e alma) existe durante a gestação independente do desenvolvimento do cérebro. Essa psique está incorporando experiências continuamente através da memória e do aprendizado, fato que sugere que essas são faculdades conjuntas de saber que parecem ser inatas ao invés de desenvolvidas (Chamberlain, 1998c).

     Essas realidades emergentes devem, é claro, inspiram um conjunto inteiramente novo de diretrizes sobre como pensar e como tratar bebês de todas as idades. Na perspectiva maior do bebê como mente = eu = alma, todos os períodos de tempo tornam-se reais porque a experiência é um continuum. Como bem sabem os terapeutas, a aprendizagem precoce pode ter consequências a longo prazo que são "para melhor e para pior". Isso reforça a poderosa influência dos pais durante o período mais antigo do desenvolvimento humano desde a concepção até o nascimento. Isso deve ser claro, com base na evidência de uma psique pré-natal: Ao cuidar de bebês de qualquer idade, tanto os pais como os profissionais devem estar constantemente conscientes de sua natureza atenta e vulnerável, sua identidade espiritual e seu desejo de serem tratados como pessoas .

Referências:

Arabin, B., Bos, R., Rijlaarsdam, R., Mohnhaupt, A. & van Eyck, J. (1996). The onset of inter-human contacts: Longitudinal ultrasound observations in early twin pregnancies, Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, 8(3), 166-173.

Bowman, C. (1997). Children’s past lives: How past life memories affect your child. New York: Bantam Books.

Bustan, M. N. & Coker, A. L. (1994). Maternal attitude toward pregnancy and the risk of neonatal death. American J. Public Health, 84(3), 411-414.

Chamberlain, D. B. (1992). Babies are not what we thought: Call for a new paradigm. International J. of Prenatal and Perinatal Studies, 4(3/4), 161-177.

Chamberlain, D. B. (1994). The sentient prenate: What every parent should know. Pre- and Perinatal Psychology Journal, 9(1), 9-31.

Chamberlain, D. B. (1998a). Babies don’t feel pain: A century of denial in medicine. In: R. Davis-Floyd & J. Demit (Eds.). Cyborg babies: From techno-sex to techno-tots. London and New York: Routledge. Also in Selected Works by David B. Chamberlain, Ph.D., Journal of Prenatal and Perinatal Psychology and Health, 14(1 and 2), 145-168, 1999.

Chamberlain, D. B. (1998b). The mind of your newborn baby (3rd ed.). Berkeley, CA: North Atlantic Books.

Chamberlain, D. B. (1998c). Prenatal receptivity and intelligence. Journal of Prenatal and Perinatal Psychology and Health, 12(3 and 4), 95-117.

Chamberlain, D. B. (1999). Prenatal body language: A new perspective on ourselves. Journal of Prenatal and Perinatal Psychology and Health, 14(1 and 2), 169-185.

Chamberlain, D. B. (2000). Transpersonal adventures in prenatal/perinatal hypnotherapy. In E. Lescowitz (Ed.), Transpersonal hypnosis (pp.121-130). Boca Raton, FL: CRC Press.

Chamberlain, D. B. (2003). Communicating with the mind of a prenate: Guidelines for parents and birth professionals. Journal of Prenatal and Perinatal Psychology and Health, 18(2), 95-107.

Cheek, D. B. (1975). Maladjustment patterns apparently related to imprinting at birth. American J. of Clinical Hypnosis, 18(2), 75-82.

Cheek, D.B. (1992). Are telepathy, clairvoyance and “hearing” possible in utero?  Suggestive evidence as revealed during hypnotic age-regression studies of prenatal memory. Pre- and Perinatal Psychology Journal, 7(2), 125-137.

Cheek, D. B. (1996). Prenatal and perinatal imprints: Apparent prenatal consciousness as revealed by hypnosis. Pre- and Perinatal Psychology Journal, 11(2), 97-110.

David, H. P., Dytrych, Z., Matejcek, Z. & Schuller (1988). Born unwanted: Developmental effects of denied abortion. Prague: Avicenum Czech Medical Press.

DeCasper, A. & Spence, M. (1986). Prenatal maternal speech influences newborns’ perception of speech sounds. Infant Behavior and Development 9, 133-150.

DeCasper, A., Lecanuet, J-P., Busnell, M-C., Granier-Deferre, C., & Maugeais, R. (1994). Fetal reactions to recurrent maternal speech. Infant Behavior and Development, 17(2), 159-164.

Denniston, G. C. & Milos, M. F. (Eds.) (1997). Sexual mutilations: A human tragedy. London and New York: Plenum Press.

Grof, S. (1988). The adventure of self-discovery. Albany, NY: State University of New York Press.

Hallett, E. (1995). Soul trek: Meeting our children on the way to birth. Hamilton, Montana: Light Hearts Publishing (P.O. Box 705, Hamilton, MT 59840).

Hinze, S. (1997). Coming from the light: Spiritual accounts of life before life. London and New York: Pocket Books.

Janov, A. (1983). Imprints: The lifelong effects of the birth experience. New York: Coward-McCann.

Janus, L. (1997). The enduring effects of prenatal experience: Echoes from the womb. London and Northvale, NJ: Aronson. (Previously available in German, Dutch, Spanish, and Italian.)

 Little, J. F. & Hepper, P. (1995). The psychological effects of maternal smoking on fetal movements.  Int. J. of Prenatal & Perinatal Psychology and Medicine, 7(2), 161-167.

 Maret, S. M. (1997). The prenatal person: Frank Lake’s maternal-fetal distress syndrome. Lanham, MD: University Press of America.

McGarey, G. T. (1980). Born to live: A holistic approach to childbirth. Phoenix, AZ: Gabriel Press.

McGarey, G. T. with Stern, J. (1997). The physician within you: Medicine for the millennium. Deerfield Beach, FL: Health Communications, Inc.

Moon, C., Cooper, R. P., & Fifer, W. P. (1993). Two-day-olds prefer their native language. Infant Behavior and Development, 16(4), 495-500.

Pernick, M. S. (1985). A calculus of suffering: Pain, professionalism and anesthesia in 19th Century America. New York: Columbia University Press.

Piontelli, A. (1992). From fetus to child: An observational and psychoanalytic study. London and New York: Tavistock/Routledge.

Ramon y Cajal, C. L. (1996). Description of human fetal laryngeal functions: Phonation. Early Human Development, 45, 63-72.

Riley, C. (1987). Transuterine communication in problem pregnancies.  Pre- and Perinatal Psychology Journal, 1(3), 180-190.

Ring, K. (1984). Heading toward omega: In search of the meaning of the near-death experience. New York: William Morrow.

Ring, K. & Cooper, S. (1997). Near-death and out-of-body experiences in the blind: A study of apparent eyeless vision. Journal of Near-Death Studies, 16(2), 101-147.

Roe, K. V. & Drivas, A. (1993). Planned conception and infant functioning at age three months: A cross-cultural study. American J. of Orthopsychiatry, 63(1), 120-125.

Szejer, M. (2005). Talking to babies: Healing with words on a maternity ward. Boston: Beacon Press).

Stevenson, I. (1987). Children who remember previous lives: A question of reincarnation. Charlottesville, VA: University Press of Virginia.

Verny, T. R. & Kelly, J. (1981). The secret life of the unborn child. New York: Summit."


ENDEREÇO ELETRÔNICO CONSULTADO:

 https://birthpsychology.com/journals/volume-28-issue-4/prenatal-psyche-evidence-new-perspective

Nenhum comentário:

Postar um comentário